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Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?

O email marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.

Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.

Perceba a grande oportunidade que o email marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.

Então, vamos ver agora todos os papéis que o email marketing pode cumprir na sua estratégia e que você pode incluir no seu planejamento:

Estreitar relacionamentos

Email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.

Então, é a oportunidade de estreitar o relacionamento com eles. Os usuários também já se dispuseram a isso, ao dar permissão aos seus emails, então eles esperam receber as suas mensagens de tempos em tempos.

Aproveite para manter a marca sempre próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.

Promover seus conteúdos

Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia.

Existem vários canais que você pode utilizar para isso, e o email é um deles. Você pode enviar atualizações do blog periodicamente ou criar newsletters e fluxos de nutrição com links para os conteúdos.

Dessa forma, os emails contribuem para levar visitantes ao blog e aumentar a sua visibilidade na internet.

Nutrir e educar seus leads

A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.

Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.

O email é um canal ideal para isso. Por meio da automação, você pode enviar mensagens personalizadas para cada pessoa, no momento certo, de acordo com a etapa da jornada em que ela se encontra.

Vender

Você pode enviar email apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.

Um estudo da Klavyio mostrou que o email pode ser responsável por mais de um quarto (27%) da receita geral das lojas virtuais. Veja o poder desse canal nas vendas, especialmente para o e-commerce. Portanto, aproveite o email marketing para promover seus produtos!

Fazer o pós-venda

Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o email pode ser seu aliado nisso.

No pós-venda, você pode enviar uma pesquisa de satisfação, dar dicas de como aproveitar melhor seu produto ou simplesmente perguntar se a pessoa tem alguma dúvida que você possa resolver. Depois disso, mantenha o relacionamento com novos conteúdos e ofertas relevantes para esse cliente.

Lembre-se de que compradores satisfeitos trazem diversos benefícios, como a recompra e a indicação de novos clientes, e reduzem os custos com aquisição de novos clientes.