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Principais fatores da otimização de sites para melhorar o ranqueamento e trazer visitantes

O que é otimização de sites?

Para otimizar um site, é preciso conhecer técnicas que tornam a experiência mais fluida e aumentam a eficiência da página. Isso porque são elas que melhoram cada vez mais a navegação dos usuários.

O ponto de partida é a definição de objetivos do próprio site, que podem ser, por exemplo:

. Guiar visitantes para ações específicas;
. Preencher formulários;
. Fazer uma compra;
. Aumentar o tempo de navegação.
. Cada um desses fatores determinam práticas que fazem com os visitantes fiquem satisfeitos, encontrando o que interessa.

Por outro lado, ter um site otimizado também é sinônimo de capturar mais Leads. Para isso é preciso aliar cuidados estruturais e estratégias de Marketing Digital que ajudam a cativar visitantes para levá-los até suas primeiras conversões.

Lembre-se de que criar um site pode oferecer inúmeros benefícios para o negócio, como garantir visibilidade nos principais buscadores on-line. Diariamente no Google, por exemplo, são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas todos os dias.

Com cada vez mais usuários conectados, a otimização de sites passou a ser essencial para obter resultados e alcançar audiências cada vez mais qualificadas.

 

Principais fatores da otimização de sites para melhorar o ranqueamento e trazer visitantes

Para ranquear um site, o Google dá preferência para as páginas que oferecem uma boa experiência e atendem aos critérios que influenciam seu posicionamento. Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que reúne boas práticas capazes de fazer um site aparecer nas primeiras páginas ou aumentar a quantidade de visitas.

Mas, afinal, como alcançar uma boa posição e trazer novos visitantes? No geral, esse processo pode ser feito a partir de pequenas melhorias e correções em partes do site para garantir:

URLs confiáveis: utilizar o nome da marca pode facilitar o encontro e transmitir mais segurança aos visitantes;

Palavras-chave ao longo do site: elas podem ajudar a conquistar boas posições no Google e podem guiar os usuários até sua marca;

Meta Tag e títulos amigáveis: a descrição dos conteúdos em uma página da web é exibida logo abaixo da URL nos motores de busca. É preciso escrever com precisão e utilizar resumos do que está na página para aparecer no Google;

Tempo de carregamento: diminuir tamanho de imagens e reduzir elementos pesados fazem com que o tempo de carregamento diminua. O ideal é que o site possua de 2 a 5 segundos para carregar completamente e indicar bom desempenho;

Certificado de segurança: ter o “cadeado” antes do endereço do site é um dos principais fatores de ranqueamento pois protege a navegação e o tráfego de usuários;

Link building: ter links em outros sites pode ajudar a conquistar mais relevância e gerar mais tráfego;

Responsivo: páginas que se se adaptam a qualquer dispositivo e facilitam a visualização são priorizados pelo Google por oferecem uma melhor experiência;

Tamanho de imagem e textos alternativos: este item contribui diretamente para a acessibilidade do site e corresponde aos resultados de pesquisas por “Imagem”;

Conteúdo: conteúdos proprietários e que respeitam as condições de ranqueamento entregando o que promete, são priorizados para ranqueamento, além de servir para conquistar o usuário;

Tempo de permanência nas páginas: a experiência positiva dos visitantes faz com que eles naveguem por mais tempo, principalmente quando encontram o que precisam. Dessa maneira é preciso oferecer elementos que se relacionam mutuamente.

Além desses cuidados, a otimização de sites está diretamente ligada ao uso de palavras-chave com relevância e produção de conteúdo. A combinação desses fatores faz com que o site se destaque e ganhe ainda mais autoridade sobre um assunto ou tema – a médio e longo prazo.