Voltar para a notícias

O que é uma hospedagem de site? Como funciona e quais são os principais recursos?

Se você está pensando em ter um site, um blog ou uma loja virtual, com certeza você precisa saber o que é uma Hospedagem de Sites.

Uma Hospedagem de Sites funciona como um aluguel de um espaço digital para armazenar seus arquivos, pois para ter um site é necessário mantê-lo 24 horas online. Para que você tenha uma Hospedagem de Sites barata e com o melhor custo-benefício, é aí que entram as prestadoras de Hospedagem de Sites, com um datacenter com diversos servidores, resfriamento e gerenciamento.

A Hospedagem de Sites, portanto, garante um espaço na internet em um servidor compartilhado com outros sites para que seus arquivos sejam armazenados e disponibilizados.

Quais são os tipos de Hospedagem de Sites?

Hospedagem gratuita: uma versão com recursos extremamente limitados, com pouco espaço em disco e transferência, além de banners e propagandas. Em termos de recursos, não se compara às opções pagas.

Hospedagem compartilhada: é a mais comum e mais utilizada entre os tipos de Hospedagem. Por ser um tipo de Hospedagem barata e que oferece diversas funcionalidades que atendem empresas de pequeno e médio portes, oferece um excelente custo-benefício. Consiste em um servidor compartilhado entre vários sites diferentes.

Em muitos casos, a Hospedagem compartilhada oferece sites, bancos de dados, transferência e espaço em disco ilimitados, com certificado SSL incluso, criador de sites e suporte 24/7. Este caso apresenta o melhor custo-benefício pois apesar do valor ser um pouco maior, é uma Hospedagem completa com recursos e inclusos que fazem a diferença no dia a dia.

Servidor Virtual Privado (VPS): Neste tipo de hospedagem, por meio virtualização, um servidor físico robusto é dividido em vários servidores virtuais isolados uns dos outros virtualmente. Apesar de compartilharem recursos físicos, processamento, tráfego, espaço em disco e memória RAM são totalmente dedicados a cada servidor virtual privado.

Hospedagem Cloud: oferece recursos dedicados e exclusivos, com o mesmo painel da Hospedagem de Sites.

Servidor dedicado: é mais cara, privada e indicada para grandes empresas que necessitam de alto desempenho, disponibilidade e customização.

Como funciona e quais são os recursos de uma Hospedagem de Sites?

Após criar um site, você já pode publicá-lo para que seja acessado e isso requer um espaço em um servidor para que seus arquivos sejam armazenados e disponibilizados. A empresa que você escolher para hospedar irá armazenar todos os seus arquivos e bancos de dados no servidor com a garantia de estarem 24h online junto com outros sites.

Veja agora quais são os recursos de uma Hospedagem de Sites

Agora que você já sabe o que é e como funciona, podemos falar sobre os principais recursos que compõe uma Hospedagem de Sites:

Armazenamento ou espaço em disco : é o limite de espaço que todo o conteúdo de um site tem para utilizar, inclusive os e-mails. Ao se aproximar do máximo ou exceder, será necessário um upgrade de plano e, por isso, é importante saber qual é o tamanho que os arquivos do site possuem antes de contratar um plano;

Transferência : É a quantidade de dados que podem ser trafegados/transferidos no período de um mês, como upload de imagens, atualizações periódicas de conteúdo e outros;

E-mail : este é um grande diferencial e que faz toda a diferença em um plano de Hospedagem. O e-mail é um incluso em grande parte dos planos, porém com contas limitadas na maioria delas, com exceção da Locaweb;

Painel de controle : é uma interface intuitiva e simples para gerenciar e administrar todos os recursos da Hospedagem, como e-mails, domínios, bancos de dados e muitos outros;

Criador de sites : é uma ferramenta para a criação completa de um site, com banco de imagens profissional e sistema “arrasta e solta”, que não necessita de conhecimentos técnicos e está inclusa no plano de Hospedagem;

Domínios : para quem deseja criar sites diferentes dentro de uma mesma Hospedagem, saber quantos domínios estão inclusos faz diferença e isso varia de acordo com a provedora e o plano.