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O que são Landing Pages?

Landing Pages, também conhecidas como páginas de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes. São páginas com poucos elementos e focadas em apenas um CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.

Imagine o seguinte cenário: você está atraindo milhões de visitas todos os meses para o seu blog ou site, porém, não consegue levá-las para o próximo passo, que é continuar caminhando pelo funil de vendas em direção à compra. Na teoria, todas essas visitas são ótimas, mas na prática, elas não estão realmente impactando o seu negócio.

Para isso, são criadas páginas específicas, que deixam de lado elementos que possam distrair a atenção do usuário. Entre eles, menu, excesso de texto ou outras informações que são dispensáveis para o objetivo, que é fazer com que o usuário realize uma ação.

exemplo de landing page

No geral, dentro de uma estratégia de Marketing, essa ação é preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor — o que nós chamamos de materiais ricos —, como ebooks, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente, a ponto de valer o fornecimento de seus dados.

Porém, uma Landing Page também pode conter uma oferta especial, a conclusão de uma compra ou qualquer outra ação que faça sentido dentro da sua estratégia.

Qual é a diferença entre Landing Page e site?
Apesar de algumas pessoas pensarem que ambos são sinônimos, existem diferenças entre Landing Page e site. Conforme acabamos de explicar, a Landing Page tem a função de conversão em leads, enquanto o site oferece conteúdo relevante para o seu público.

Portanto, dentro da sua estratégia digital, é importante que o seu site tenha uma boa estrutura de SEO para que seja encontrado nos motores de busca. Por isso, uma boa dica é que a Landing Page seja divulgada em CTAs dentro do site, para transformar os visitantes em leads.

Quais são os tipos de landing pages?
Conhecer os diferentes tipos de landing page é muito importante para assegurar o sucesso nas estratégias de marketing de qualquer negócio. Dessa forma, é possível determinar qual delas deve ser utilizada em cada momento para obter o máximo desempenho das páginas e ter alta conversão.

Uma boa landing page pode ser o diferencial para o seu negócio se destacar frente à concorrência e otimizar os lucros, mesmo com poucos recursos. Se você quer saber mais sobre os tipos de páginas existentes e como usá-las nas estratégias de marketing, continue a leitura e confira.

Landing pages de captura de leads
Esse tipo de página é uma excelente opção para quem deseja prospectar potenciais consumidores. Elas podem ser usadas para obter informações úteis junto aos clientes, como email, telefone e nome, oferecendo, em troca, um conteúdo de valor que seja atrativo.

Assim, as empresas podem utilizar estratégias com essa página para aumentar a lista de emails dos potenciais clientes e melhorar o acompanhamento durante o funil de vendas. Portanto, tais páginas podem ser uma excelente alternativa para iniciar um relacionamento com o potencial cliente de uma maneira simples e barata.

Squeeze landing pages
Essa é a forma mais simples de landing page existente. Ela pode ser utilizada com o intuito de fazer o potencial cliente tomar uma ação que a empresa deseje. Assim, é viável investir nesse tipo de página para incentivar um usuário a conhecer mais sobre um produto ou serviço, ganhar seguidores no Instagram ou aprofundar alguma informação.

Também é possível utilizar a squeeze page para fazer uma oferta bem específica. Por exemplo, imagine que sua empresa trabalhe com a venda de cursos online. Por meio de tal página, você pode oferecer desconto em seu produto e incentivar o cliente a ingressar em seu curso com tal benefício.

Landing pages de eventos
Como o próprio nome sugere, esse tipo de landing page serve para organizar as principais informações para a audiência quanto a um evento. Nela, é possível incluir as atrações, os horários das atividades, quais personalidades estão envolvidas e a programação completa, seja para eventos físicos, seja no ambiente digital.

Além das informações básicas, é possível usar a página do evento para engajar a audiência e mostrar os benefícios e transformações que o evento pode promover. Seja com foco no lazer, seja o desenvolvimento profissional ou em busca de networking, você pode mostrar o que o participante é capaz de obter ao fazer parte do seu projeto.

Landing pages de vendas
Uma landing page voltada ao objetivo de vendas deve ser usada para promover uma oferta, sendo que ela é um caminho pelo qual os visitantes são direcionados em seu estágio final do funil de vendas. Assim, essas páginas têm como principal intuito a conversão em vendas.

Nela, podem ser incluídas todas as informações que o cliente precisa saber sobre um produto ou serviço específico. É uma forma rápida e fácil de informar aos leads quais os benefícios associados a sua oferta.

Isso não significa que a página deve ser excessivamente longa, apenas suficiente para que o leitor tire suas dúvidas quanto ao item que está à venda e confira as principais provas sociais de que ele é eficaz e capaz de atender a uma necessidade ou desejo de quem adquire.

Viu como existem diversos tipos de landing page? Por meio desses modelos, é possível atender a diversas necessidades do seu negócio. Seja para organizar um evento, seja para potencializar suas vendas, entender como usar uma landing page permite que sua empresa desenvolva estratégias de marketing mais completas e eficientes para se relacionar com seu público.