Voltar para a notícias

O que é email marketing?

Email marketing é a estratégia de envio de emails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

Inicialmente, o email foi entendido como uma versão eletrônica das cartas. Não por acaso recebeu esse nome, que pode ser traduzido para o português como correio eletrônico.

Ray Tomlinson foi quem inventou o email, em 1971. Em entrevista à The Verge, ele disse que só queria uma maneira simples de deixar mensagens para as pessoas de um computador para outro, que não dependesse da sua presença no momento, como acontecia no telefone.

E foi isso que o email se tornou: um canal de comunicação direta entre um remetente e um destinatário. Com o tempo, o email entrou no dia a dia da internet e se tornou um tipo de identidade dos usuários na internet, usado para trocar mensagens e realizar qualquer cadastro na internet.

E é claro que o marketing se ligou nisso. Os emails se tornaram uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos consumidores, como uma grande panfletagem virtual.

O problema é que o uso do email como ferramenta de marketing passou a incomodar os usuários. Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão.

E, como ainda acontece muito hoje, aquele ambiente tão pessoal foi “invadido” por marcas inconvenientes e por mensagens com vírus e malwares.

Isso prejudicou a reputação do email marketing. Provedores de email, como Hotmail, Yahoo e Gmail, começaram a bloquear emails suspeitos, enquanto os usuários passaram a ignorar ou deletar mensagens que não queriam ver na sua caixa de entrada.

Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens de email marketing. Para isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas.

Perceba, portanto, que o email marketing voltou às origens. Uma boa estratégia atualmente deve funcionar como o envio de uma carta: direta, humanizada, pensada especificamente para cada destinatário, com uma mensagem que traga algum valor para a sua vida.