Blog.

Pesquisa mostra as principais tendências de Marketing para executivos e consumidores em 2021.

Estudo feito pela Deloitte destaca aspectos como agilidade, confiança, experiência humana e a participação do cliente no dia a dia das marcas

As empresas já começam a planejar suas ações de Marketing para 2021 e, para ajudar a entender o que esperar do mercado, a Deloitte desenvolveu o estudo global “2021 Global Marketing Trends: Find your focus”, a partir de consumidores e executivos. Desta forma a empresa busca entender quais as principais mudanças de hábitos de consumo e as melhores estratégias e expectativas das empresas para o próximo ano.

Segundo o estudo, quatro entre cinco pessoas poderiam citar algo positivo sobre uma marca durante a pandemia e, para 20%, isso ajuda a aumentar sua confiança nela. Outro dado mostra que 63% dos participantes estão mais inclinados a usar as tecnologias digitais mais do que antes. A partir dos insights gerados nesta pesquisa, a Deloitte reúne as principais tendências para o marketing em 2021.

Agilidade

De acordo com o estudo, este é o momento ideal para as empresas investirem em ferramentas digitais que sejam relevantes para cada negócio. A pesquisa mostra que 66% dos entrevistados perceberam a rapidez das marcas em se adaptarem rapidamente às novas necessidades, principalmente em tecnologias.

Confiança

Entregar nada menos do que aquilo que se espera é outra tendência para 2021 porque 25% dos pesquisados afirmam que deixaram de comprar produtos ou serviços de empresas que agiram em favor próprio neste momento de pandemia. Além disso, as marcas precisam alinhar sua operação com as ofertas para que os prazos sejam cumpridos e as entregas correspondam com o pedido, gerando mais confiança no consumidor.

Experiência humana

Outra tendência para os profissionais de Marketing em 2021 é fazer com que as marcas sejam vistas como entidades humanas com os mesmos valores que seus clientes. Mesmo diante de novas tecnologias, as relações interpessoais não podem dar lugar às experiências virtuais. Portanto, a experiência humana aparece como tendência para o próximo ano devido ao período de pandemia que estamos vivendo.

Fusão

A colaboração e os modelos de parceria de negócios ganharam um novo olhar diante da pandemia. Principalmente quando as fusões entre empresas trazem benefícios para as pessoas, com experiências inovadoras.

Participação do cliente

Cada vez mais empresas entendem que o consumidor é parte da estratégia de Marketing a partir do aspecto de engajamento com as marcas. O estudo diz que, entre os executivos, 64% mudou o modelo de engajamento desde o começo da pandemia a partir de uma relação onde os clientes participam como embaixadores, influenciadores e até colaboradores das marcas.

Propósito

Segundo a pesquisa, marcas com propósito estão sendo lembradas durante a pandemia pois mostra por que elas existem, quem são e onde podem melhorar. O estudo diz que 79% dos respondentes indicaram uma empresa com o propósito de ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.

Tecnologia

De acordo com o estudo da Deloitte, os profissionais de liderança de Marketing apontam digital & tecnologia como as áreas mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, seguida por marketing & vendas.

Fonte: https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/38988/pesquisa-mostra-as-principais-tendencias-de-marketing-para-executivos-e-consumidores-em-2021.html

10.12.2020

8

Art, Design