(19) 253VER TELEFONE

(19) 999VER WHATSAPP

Blog.

Google Assistente passa a ler sites em voz alta em 42 idiomas.

Há tempos que o Google trabalha para que o Google Assistente seja muito mais do que um assistente virtual. Nas últimas atualizações, vimos novos recursos focados em acessibilidade, ajudando pessoas com problemas de visão e leitura, principalmente se for em outro idioma.

Como forma de melhorar a experiência de consumir conteúdos na internet, o Google disponibilizou ao público a função “Read It”, ou “Leia-o”, em tradução livre, da sua assistente virtual integrado ao Google Tradutor, que permite ler páginas da web em voz alta, em mais de 42 idiomas diferentes. A função foi introduzida durante a CES 2020, em janeiro, prometendo uma “leitura natural de conteúdo longo”.

Para ativar o Read It, basta abrir um artigo no navegador do seu smartphone Android e dizer “Ok, Google, leia-o” ou “Ok, Google, leia esta página”. Segundo a descrição da função, o Google Assistente destaca as palavras enquanto lê em voz alta e até rola a página automaticamente.

Além disso, será possível alterar a velocidade da leitura e pular para diferentes partes da página. Se o conteúdo estiver em uma língua desconhecida pelo usuário, também será possível escolher entre 42 idiomas diferentes para a assistente traduzir.

O Google comentou que esse recurso reúne muitos de seus avanços na tecnologia de fala, que vem desde 2012, quando revelou estar ensinando bots a ler páginas da Web.

Em 2018, o Google Go, app de buscas otimizado para mercados emergentes, também ganhou o recurso, utilizando um tipo de inteligência artificial para destacar as partes mais importantes de uma página da Web. Na época, a função estava disponível em 28 idiomas diferentes.

Por Diego Sousa, Canaltech.com.br.

05.03.2020

0

Art, Design