(19) 253VER TELEFONE

(19) 999VER WHATSAPP

Blog.

Dia do Consumidor: promoções focam em descontos e cashback.

Casas Bahia, Ponto Frio, Tok Stok, C&A e Pague Menos prometem quedas de preços que podem chegar a 70%

O Dia do Consumidor celebra um discurso do ex-presidente estadunidense John F. Kennedy. Em 15 de março de 1962, o político elencou os quatro direitos que todo consumidor deveria ter: ser ouvido, ter informações, poder escolher e fazer tudo isso em segurança.

O Brasil importou a data em 2014, quando o comparador de preços Buscapé viu nela uma oportunidade de aquecer o comércio no primeiro semestre do ano – tradicionalmente mais fraco em comparação ao segundo, quando o varejo promove a Black Friday e o Natal.

O movimento vem crescendo e, em 2020, diversas empresas já aderiram à data. Um estudo divulgado pelo Google apontou que as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor cresceram 20% em 2019 quando comparado ao ano anterior.

A Via Varejo, por exemplo, abordou a data com as marcas Casas Bahia e Pontofrio. Entre as ações estão descontos que podem chegar a 70% que já estão no ar desde o começo do mês e vão até dia 16. Para comunicar o pacote, a Casas Bahia adotou o mote “Do jeito que o povo gosta”, com campanha criada pela Y&R e estrelada pelo jornalista Marcio Canuto. Já o Pontofrio, divulga a campanha “Você sabe que merece”, onde seus clientes são protagonistas.

A Tok Stok, por sua vez, escolheu sete categorias de produtos para apresentar descontos a seus clientes. Cada dia da semana que acaba no dia 15 tem um segmento onde a companhia divulga desconto de 10% em toda a linha. A seleção conta com estantes, racks, prateleiras, camas, guarda-roupas, mesas de jantar, cadeiras, bancos, sofás e itens de garden.

Além disso, a marca oferecerá cashback de 20% para compras acima de R$ 500. O crédito, entretanto, só poderá ser usado dentro da própria Tok Stok. Durante as madrugadas, o e-commerce da marca conta, também, com desconto progressivo de até 30% em acessórios selecionados.

Também de olho no e-commerce, a C&A realiza uma campanha voltada para seu pilar de Fashiontronics. Criada pela agência Global Shopper, leva o mote de “Semana Muito Eu. O Dia do Consumidor acontece antes na C&A” e conta com mídia OOH, TV e rádios, além de anúncios nas lojas físicas da marca. Os cashback dentro do e-commerce da C&A pode chegar a R$ 200, afirma a marca.

O varejo farmacêutico também aproveita a data para aumentar sua presença junto ao público. A Pague Menos oferece aos clientes promoções e descontos na “Semana do Consumidor Pague Menos”. Até 15 de março, somente no site, há descontos que chegam a 60%.

Por Salvador Strano, para a Meio e Mensagem.

13.03.2020

0

Art, Design