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Você já ouviu falar em storyselling?

Você deve estar pensando que houve um erro de digitação, mas na verdade a substituição do “t” pelo “s” traz um conceito completamente diferente: o uso da história não apenas para conectar o consumidor com a sua marca, mas para estimular uma compra.

Ou seja, a partir da emoção do seu público, é possível fazer com que ele se relacione com a sua empresa e, dessa forma, fique mais propenso a ser convertido.

Mas antes de adicionar o conceito “StorySelling “ao seu planejamento estratégico é preciso entender o que ele significa e como ele irá contribuir com o aumento das vendas na sua empresa. Vamos lá!

O que é storyselling?

O storyselling consiste em uma técnica de escrita que busca contar uma história para atrair a audiência e apresentar, de forma natural, quais são os benefícios de utilizar os seus produtos ou serviços. Ao invés de apenas divulgar as características e vantagens da oferta, é criado um enredo que cative o consumidor e faça com que ele se relacione com o conteúdo apresentado.

O objetivo dessa técnica é captar a atenção do cliente potencial criando uma identificação que destaca a marca da concorrência. E tudo de forma simples e com uma abordagem mais natural. Além disso, a ferramenta tem o poder de tornar informações mais técnicas em conteúdos atrativos. Enquanto o storytelling busca apenas criar esse vínculo, o storyselling dá um passo mais largo rumo a conversão.

Como ele funciona?

Alguns elementos devem ganhar destaque quando for utilizado o storyselling para conquistar mais clientes. Vamos ilustrar o seguinte cenário: você oferece serviços relacionados ao desempenho e performance de páginas na internet, a estrutura básica do seu conteúdo deve ser a seguinte:

A primeira etapa é o cotidiano do seu cliente que tem problemas diariamente com a lentidão do seu site e, consequentemente, um baixo tráfego.

Em seguida, vem o gatilho: o momento em que sua insatisfação com aquele cotidiano fica mais evidente.

A partir do momento que esse gatilho é ativado e a busca por uma solução se inicia.

A sequência é marcada pelo momento da escolha crítica: o cliente precisa fazer uma escolha para a sua dor.

É nessa etapa que a sua história deve apresentar os seus produtos e serviços como soluções.

Por fim, o momento em que o seu cliente consegue solucionar a sua dor a partir das suas soluções.

Por que investir nessa estratégia?

Veja na prática quais os benefícios de investir no storyselling:

Humanizar a marca –A grande vantagem de investir nesse conceito é a possibilidade de humanizar a sua marca. Quando a história é bem construída e cria uma identificação com a realidade do consumidor, essa relação se torna mais próxima e ele consegue enxergar o lado humano na sua marca.

Despertar emoções – O maior objetivo de utilizar as histórias para se comunicar com os consumidores é fazer com que suas emoções sejam estimuladas de maneira mais eficiente.

Gerar confiança – A partir do momento que o consumidor se identifica com a história criada, os seus personagens e os desafios, a sua solução chega para atender essa demanda. O usuário, então, passa a confiar mais na sua marca. Afinal, se a sua oferta foi útil para o personagem da história, por que não seria para ele, que passa pela mesma situação?

Criar uma vantagem competitiva – O consumidor é diariamente impactado por uma série de mensagens, anúncios e campanhas. Por mais que ainda tenham valor, as campanhas tradicionais podem não causar o impacto que você deseja, sendo vistas como apenas mais uma ação. Como o storyselling foca o vínculo que é criado com o consumidor, ele faz com que a sua marca se diferencie da concorrência.

Diversificar nas abordagens de venda – Os métodos tradicionais ainda são eficientes, mas essa estratégia pode servir como um complemento (sem a necessidade de altos investimentos) para seguir relevante no ambiente digital e impactar clientes em potencial de uma forma diferente.

Agora você deve estar se perguntando: mas como devo usar o storyselling nos conteúdos?

Escolha o contexto – Como em qualquer história, alguns elementos básicos são necessários na criação de um conteúdo de storyselling. Um deles é a definição de um contexto para aquele material, sendo necessário criar uma história dentro de um contexto em que a o consumidor se identifique.

Busque mais informações sobre o seu público – A ideia é entender quais são as emoções que devem ser despertadas nesse perfil de público para que ele seja impactado e convertido.

Crie personagens interessantes – O “herói” da sua história deve sempre ter algum tipo de relação com o seu público. Por outro lado, o vilão não deve ser uma personagem, mas sim um problema específico.

Defina um objetivo – Embora sabemos que o objetivo do storyselling seja a conversão, existem diferentes momentos para uma abordagem mais incisiva ou não, por exemplo. Sendo assim, é importante entender qual estágio da jornada de compra o leitor está e como a sua história pode potencializar esse momento.

Identifique um conflito que precisa de solução – Para que uma história seja realmente atraente, é preciso ter algum desafio, problema ou situação a ser solucionada. O ideal é tentar explorar histórias em que a sua solução, produto ou serviço possa aparecer como o caminho para a resolução do conflito central da mensagem. Além de soar mais natural, facilita a criação de uma relação do leitor com a sua marca.

Agregue a solução ao valor da sua marca – Toda história precisa de um final feliz! Ao utilizar o storyselling, a ideia é explorar os benefícios e soluções que os seus produtos e serviços oferecem. O seu roteiro, portanto, deve ser finalizado de um modo em que a solução final agregue ainda mais valor à sua marca.

Investir no storyselling é entender que a conexão com o seu público-alvo é o caminho para o sucesso. Seguindo os passos citados acima, os benefícios para a sua marca vão ser os mais diversos e, melhor, duradouros.

13.05.2021

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