Blog.

O significado das cores no logotipo

A prática mostra que as pessoas se lembram das imagens mais depressa do que se lembram do texto. Não é absolutamente suficiente criar uma identidade corporativa com um logotipo simples. Se não for criado corretamente, pode destruir parcial ou completamente a imagem do seu sítio web ou do seu negócio.

Algumas estatísticas

Quase 95% de todos os logotipos principais não utilizam mais de duas cores. Mais de 40% utilizam logotipos estilizados. Mais de 35% dos logotipos têm apenas texto, 93% têm um texto simples. Ao criar um logótipo, é necessário concentrar-se em vários objetivos. Um logotipo de qualidade deve ser ao mesmo tempo simples e significativo.

Porque é que a cor é importante

Na intersecção da arte, ciência e cultura, forma-se o significado da cor do logotipo. A estética, a programação evolutiva e as associações culturais bem pesquisadas influenciam as reacções dos clientes.

1. Estética: Certas combinações de cores colidem entre si e desligam completamente o cliente. Combinações que criam tensão atraem a atenção do cliente. Certas combinações de cores são como notas que se harmonizam bem entre si. Se a paleta for macia e demasiado semelhante na cor, o cliente será desligado. Se a paleta de cores for avassaladora, pode ser tensa para o consumidor.

2. Associações Científicas: Algumas cores estão associadas a certos sentimentos. O vestido de noiva da noiva é branco, o que simboliza a pureza. Um acontecimento sombrio está associado ao negro. Mas este tipo de associações são puramente culturais. Na África do Sul, o vermelho é a cor do luto, enquanto na Índia, as noivas usam saris multicoloridos. 3.

3. Associações são Programadas: Alguns cientistas pensam que algumas das nossas associações de cor são o resultado da evolução. Poucas pessoas escolhem o castanho, que está associado à terra e aos alimentos contaminados. A cor vermelha evoca emoções apaixonadas. Não só os humanos, mas também os animais reagem a ela.

Fonte: https://www.publicitarioscriativos.com/

18.05.2022

7