Blog.

O que é um funil de e-mail marketing?

Embora alguns profissionais da “indústria do marketing” digam que o e-mail está obsoleto, isso está longe de ser uma verdade.

O fato é que o e-mail marketing ainda é uma das estratégias de maior desempenho que uma empresa pode utilizar atualmente.

Inclusive, quando pensada de modo estratégico, uma campanha de e-mail marketing pode proporcionar um ROI significativo.

Mas, para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, você precisa ter um funil de e-mail marketing bem planejado. Isso irá contribuir para gerar mais leads e escalar as vendas do seu negócio.

O que é um funil de e-mail marketing?

Primeiro precisamos entender que uma campanha de e-mail marketing é mais do que enviar e-mails aleatórios na expectativa de converter um lead em um cliente permanente.

Essa estratégia é projetada para nutrir leads ao longo de um período. O tempo dependerá inteiramente do ciclo de vida do cliente e do seu tipo de negócio.

Para criar um funil de e-mail marketing eficaz você deve compreender e antecipar as demandas do seu público-alvo.

Sem dúvida, se sua empresa está vendendo para mais de um tipo de cliente, cada um deles entrará em seu próprio tipo de funil.

Independentemente da situação, seu funil de e-mail marketing precisa atingir três objetivos:

. Despertar a atenção de seu assinante ou lead;

. Capturar o maior número de leads para trazê-los ao seu site;

. Fornecer informações e meios suficientes para que o lead entre em contato diretamente com sua empresa para sanar possíveis dúvidas.

Também é necessário compreender que um funil de e-mail marketing não é uma campanha de promoção de vendas, e sim uma série de e-mails enviados em momentos estrategicamente planejados. Esses podem ser baseados em sequências de períodos ou em ações de gatilho em seu website.

12.05.2021

1