O que é um funil de e-mail marketing?
Embora alguns profissionais da “indústria do marketing” digam que o e-mail está obsoleto, isso está longe de ser uma verdade.
O fato é que o e-mail marketing ainda é uma das estratégias de maior desempenho que uma empresa pode utilizar atualmente.
Inclusive, quando pensada de modo estratégico, uma campanha de e-mail marketing pode proporcionar um ROI significativo.
Mas, para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, você precisa ter um funil de e-mail marketing bem planejado. Isso irá contribuir para gerar mais leads e escalar as vendas do seu negócio.
O que é um funil de e-mail marketing?
Primeiro precisamos entender que uma campanha de e-mail marketing é mais do que enviar e-mails aleatórios na expectativa de converter um lead em um cliente permanente.
Essa estratégia é projetada para nutrir leads ao longo de um período. O tempo dependerá inteiramente do ciclo de vida do cliente e do seu tipo de negócio.
Para criar um funil de e-mail marketing eficaz você deve compreender e antecipar as demandas do seu público-alvo.
Sem dúvida, se sua empresa está vendendo para mais de um tipo de cliente, cada um deles entrará em seu próprio tipo de funil.
Independentemente da situação, seu funil de e-mail marketing precisa atingir três objetivos:
. Despertar a atenção de seu assinante ou lead;
. Capturar o maior número de leads para trazê-los ao seu site;
. Fornecer informações e meios suficientes para que o lead entre em contato diretamente com sua empresa para sanar possíveis dúvidas.
Também é necessário compreender que um funil de e-mail marketing não é uma campanha de promoção de vendas, e sim uma série de e-mails enviados em momentos estrategicamente planejados. Esses podem ser baseados em sequências de períodos ou em ações de gatilho em seu website.