Blog.

O que é identidade visual?

A identidade visual é imagem ampliada de um nome ou uma marca que, através de elementos gráficos e visuais como: logotipo, cores, tipografias, grafismos, entre outros, comunica quem é a empresa, quais são seus valores e sua visão sobre o mundo e a sociedade.

Quer entender melhor o conceito? Então, vamos ilustrar para que você compreenda de modo mais simples: um exemplo claro, no meio musical, é o cantor Roberto Carlos que sempre se apresenta com roupas em tons de azul e branco. Toda vez que você o vê com esses elementos já se lembra do seu famoso show de fim de ano e seu estilo romântico. Isso acontece porque essas cores são a representação visual da sua marca.

Ou seja, todas as suas características como seu nome, traços de sua personalidade e imagem são os elementos que se destacam aos olhos das outras pessoas e te fazem, de alguma forma, ser lembrado (a) e diferenciado (a) dos demais.

Da mesma forma, para que uma marca seja reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso defini-la salientando suas melhores qualidades para deixá-la única e interessante. Para que assim, ela seja reconhecida como um todo nos momentos de compra e tomadas de decisão.

Agora você já sabe que o conjunto de aspectos que formam a identidade visual vai muito além de um cartão de visita que apresenta a marca de modo esteticamente superficial – A partir de desta leitura, quando você pensar nesse termo vai lembrar que a identidade visual é basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais elaborada e compreensível for a estratégia, mais destaque a marca ganhará no dia a dia do consumidor. Com certeza você se recorda de empresas e marcas que trabalharam tão bem a sua identidade visual ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores, assim como no exemplo citado.

Esses elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual podem ser identificados em seus materiais de divulgação, fachada, uniformes, incluindo imagens dos posts, avatar e a capa, que aparecem nas redes sociais.

10.05.2021

1