Blog.

O que é autoridade do domínio?

Com o refinamento das técnicas de SEO, muita gente anda querendo saber o que é Autoridade do Domínio, uma curiosidade que até bem pouco tempo passava longe das cogitações de quem estava começando na área de SEO, mas que devido à sua crescente importância começa a ganhar espaço nos manuais e rotina dos profissionais de SEO.

Antes de entrarmos na discussão sobre o que é Autoridade do Domínio, é preciso deixarmos claro alguns conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization.

Além dos Fatores Estruturais que afetam o posicionamento de um site nas ferramentas de busca, existem também os fatores internos de cada página, chamados de Fatores On Page e os fatores externos chamados Fatores Off Page.

A Autoridade do Domínio em SEO é justamente uma métrica que avalia uma série de fatores Off Page do domínio como um todo, e que atribui a ele maior ou menor relevância em relação a outros sites presentes nos bancos de dados dos grandes buscadores, como Google, por exemplo.

Vamos analisar cada um deles para que você tenha uma boa noção de o que é Autoridade de Domínio e qual sua importância para o marketing digital.

1 – A definição de Autoridade do Domínio

O conceito de Autoridade do Domínio, também conhecido em dashboards de SEO como DA – Domain Authority, é uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores On Page e Off Page como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância que cada um desses domínios possui.

Não existe um indicador oficial dos mecanismos de busca sobre a Autoridade de Domínio, pois na verdade este é um indicador desenvolvido por consultorias independentes prestadoras de serviços de SEO, com destaque para a Moz.

O conceito é visa dar uma ideia sobre a relevância geral do site, e para falar a verdade, não é novo, pois o bom e velho PageRank na verdade era uma métrica que tenta determinar justamente a autoridade de um domínio.

A Autoridade do Domínio é expressa por um valor que vai de 0 a 100, e quanto mais alto for, mais relevante será o site em termos de potencial de um bom posicionamento nas ferramentas de busca.

Embora o conceito possa parecer em um primeiro momento muito técnico, você verá durante este artigo que ele é na verdade bem simples e também de vital importância para o bom posicionamento de um site nas páginas de pesquisas do Google e outros buscadores.

As vezes quando me perguntam durante os cursos que ministro ou em uma mentoria, o que é Autoridade do Domínio, eu respondo de forma resumida que é a nota de relevância de um site.

2 – O que influencia na Autoridade do Domínio

Não dá para dizer que existe um único fator que seja preponderante no cálculo da autoridade de um domínio, já que todas as fórmulas usadas pelas empresas e sites que calculam este indicador levam em consideração inúmeros critérios, e seus fatores de ponderação não são conhecidos.

Em nosso Curso de SEO sempre dizemos que antes da técnica vem a coerência e conhecimento da filosofia de SEO. Portanto, partindo desse princípio, podemos pelo menos inferir alguns fatores que seriam decisivos neste cálculo, como por exemplo:

  • Idade do domínio
  • Reputação do site
  • Links que apontam para o site
  • Qualidade dos Inbound Links
  • Diversidade de links
  • Existência de backlinks tóxicos
  • Padrão temporal
  • Análise distributiva

Como você pode ver, não é nada fácil manipular um indicador desses e na verdade é bem mais fácil seguir as boas práticas de SEO do que ficar perdendo tempo com esse tipo de manipulação.

A autoridade do site vem naturalmente com a publicação de conteúdo de qualidade e uma estratégia de Link Building bem distribuída e calibrada.

3 – Ferramentas para verificação da Autoridade de um domínio

Para saber qual a autoridade de um domínio existem diversas ferramentas como o Open Site Explorer, por exemplo, que além dessa informação, incorpora também outros indicadores importantes para a análise de um site e páginas individualmente.

Outra ferramenta para verificação da Autoridade de Domínio de um site, desta vez mais simples, mas extremamente prática, é a Small SEO Tools. A fonte de dados é a mesma da Moz, mas é mais simples, principalmente para quem está iniciando.

4 – O que na verdade significa este indicador

O que é Autoridade do Domínio? Bem, de tão importante, em uma auditoria de SEO, este é um dos primeiros indicadores que eu costumo levantar, justamente para ter uma visão geral do caso. Ele reflete o resultado da aplicação das boas praticas de otimização de sites para ferramentas de busca.

Para quem ainda não está familiarizado com o que é Autoridade do Domínio, fica uma aviso, ele não é um indicador que possa ser analisado individualmente e nem é referência única para avaliação da relevância de um site, como aliás, acontece na maioria das situações no processo de otimização e avaliação de um site sob o prisma de SEO.

É importante salientarmos que a Autoridade de Domínio não deve ser considerada como fator de acompanhamento de curto prazo, pois em seu cálculo são levadas em consideração um grande número de variáveis, esse indicador está sujeito a oscilações constantes.

A médio e longo prazo, pode ser sim visto como indicador de produtividade e refinamento do trabalho de otimização, mas a curto prazo suas variações não são estatisticamente representativas e nem confiáveis.

5 – Como melhorar a Autoridade do seu domínio

Sabendo agora o que é Autoridade do Domínio, vejamos então o que fazer para melhorá-lo, de forma a se destacar nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Em primeiro lugar, você deve estar consciente que terá que trabalhar em diversos aspectos do seu site, e o resultado, como a maioria das ações em SEO, vai demorar algum tempo para aparecer, em média dois ou três meses, mas vale a pena.

A Autoridade de Domínio é calculada levando-se em consideração diversas dimensões, onde o site é visto como um todo, e não como peças isoladas.

Algumas ações para melhorar a autoridade do seu domínio:

  • Faça uma auditoria em suas palavras chave
  • Crie conteúdo relevante que atraia tráfego qualificado para o seu site
  • Aumente a quantidade de links de qualidade para o seu site
  • Use as redes sociais para gerar links e tráfego
  • Tente melhorar sua reputação nos mecanismos de busca através
  • Outros fatores como a velocidade de carga das páginas também influenciam

Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio, preste atenção a essa variável na hora de criar suas estratégias de link building, para não cair em armadilhas de relacionamento. 

Fonte: https://www.academiadomarketing.com.br/

13.05.2021

1