Marketing de Conteúdo: O que é e como usá-lo para atrair e fidelizar mais clientes?
O Marketing Digital criou uma tendência no mercado. Antigamente para saber qual produto consumir, sua marca deveria estar no comercial do horário nobre da TV. Porém, os tempos mudaram, e na atualidade o que começou com uma tendência, hoje é um dos maiores investimento feito pelas empresas e marcas.
Evidenciar a sua marca no mercado não é mais o suficiente, o perfil consumidor tem mudado. O novo consumidor deseja ter a autonomia de escolher o que consumir e como.
Para engajar com este novo perfil consumidor é necessário, fornecer conteúdo de valor e destacar o quanto sua marca está comprometida em entregar ao cliente produtos que sejam relevantes para os seus ideais.
E como fazer isso?
Além de resolver o problema do seu consumidor, as empresas precisam estabelecer a autoridade da sua marca no assunto. Autoridade essa que pode ser desenvolvida por meio de um conteúdo original, relevante e bem produzido, que ajuda o público-alvo a entender melhor um tópico ou aprimorar uma habilidade.
O Marketing de Conteúdo é a melhor estratégia para desenvolver essa afinidade com o seu público-alvo. Neste artigo você entenderá como a produção de um Marketing de Conteúdo pode atrair o seu cliente e fidelizá-lo a sua marca.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia do Marketing Digital que tem como objetivo criar engajamento para o público-alvo de uma marca, através de um conteúdo relevante e valioso. Essa estratégia é uma ótima abordagem para atrair e fidelizar clientes, pois através de conteúdos criados para diversos formatos, como blogs, vídeos, e-books, redes sociais e até podcasts, o cliente entenderá quais os valores que a marca defende e irá se identificar mais com ela.
Mas por que o Marketing de Conteúdo é tão eficiente para atrair clientes?
Simples: as pessoas não estão mais interessadas em serem interrompidas por propagandas invasivas e irrelevantes, ou ser direcionadas para marcas que não comunicam seus valores sociais e muito menos fale abertamente de maneira humanizada com o seu público-alvo.
Elas querem encontrar conteúdo que, além de ajudar a resolver seus problemas, tirar suas dúvidas e satisfazer suas necessidades, agregue valor aos seus ideais. A identidade do novo consumidor é o poder de escolha do que deseja consumir.
E se você for capaz de identificar esse conteúdo e produzi-lo de forma consistente e estratégica, os consumidores vão naturalmente se tornar seus clientes.
Como usar o Marketing de Conteúdo para atrair clientes?
Aqui vão algumas dicas:
Conheça seu público-alvo
Na atualidade, com a grande quantidade de informações disponíveis na internet, está cada vez mais difícil se destacar entre a concorrência. Mas é possível traçar estratégias para que isso ocorra de maneira orgânica. A principal estratégia é conhecer o seu público-alvo.
Antes de começar a criar conteúdos, é fundamental conhecer quem é sua audiência, quais são seus interesses, que tipo de conteúdo consome, o que ela deseja ver e como deseja ver. Isso vai te ajudar a criar conteúdos mais relevantes e personalizados.
Defina sua estratégia de conteúdo
Com base no conhecimento que você tem do seu público-alvo, é possível definir quais temas abordar, qual linguagem utilizar e em quais formatos e canais de distribuição de conteúdo engajar com mais relevância o material produzido. Lembre-se de que o objetivo é sempre fornecer valor para sua audiência.
Produza conteúdo de qualidade
Não adianta criar conteúdo por criar. Ao fazer, isso o máximo que você conseguirá para sua marca é visualização, mas nenhuma relevante o bastante para converter em leads ou clientes. É preciso que o conteúdo seja de qualidade e original para que a sua audiência se identifique com o propósito da sua marca.
Promova seu conteúdo
Se você considera que conhece o seu cliente, tem as estratégias definidas para a produção desse conteúdo, e esse é de qualidade. Está na hora dar o próximo passo e divulgá-lo.
Utilize as redes sociais, o e-mail marketing e outras estratégias de Marketing Digital para promover o seu conteúdo e atrair mais clientes. Além disso, é essencial ter uma equipe de profissionais o auxiliando com um bom tráfego e textos para os mecanismos de busca (SEO), tudo isso para ele seja encontrado mais facilmente pelo seu público-alvo.
Analise seus resultados
Por fim, é importante medir os resultados da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, para entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Procure por agências e profissionais experientes em ferramentas de análises para te auxiliar no acompanhamento e no desempenho do seu conteúdo.
Chegamos ao fim desse guia sobre Marketing de Conteúdo! Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e mostrar as melhores práticas para usar essa estratégia.
Mas, se você quiser saber ainda mais sobre como aplicar o Marketing de Conteúdo em seu negócio, não perca a chance de falar com um dos nossos profissionais de forma gratuita! Vamos bater um papo para ajudar você a alcançar seus objetivos.