Descubra o porquê uma identidade visual forte ajuda a sua empresa a se destacar no mercado

Blog.

Descubra o porquê uma identidade visual forte ajuda a sua empresa a se destacar no mercado

Você já se perguntou sobre a importância de uma identidade visual forte para destacar sua empresa no mercado?

A identidade visual é a representação visual da sua marca para o mundo, composta por elementos como o logotipo, paleta de cores, tipografia e outros elementos gráficos. Quando forte, a identidade visual ajuda uma empresa a se destacar no mercado de diversas formas. Criando uma imagem de marca forte e reconhecível, e se fixando na lembrança dos consumidores.

Venha descobrir o que é e como criar uma identidade visual impactante para o seu negócio.

Identidade Visual: o que é?

A identidade visual é composta por diversos elementos gráficos e visuais que representam a imagem da empresa e transmitem sua personalidade, valores e visão de mundo. É como se fosse a “personalidade” da empresa resumida e exposta ao mundo, tornando-a única e interessante.

Alguns exemplos práticos de identidade visual são as características marcantes da personalidade de uma pessoa, como a cor azul de um vestido que lembra a Júlia, ou o conhecimento sobre tecnologia que faz as pessoas lembrarem da Ana. Da mesma forma, uma marca forte e bem construída pode ser reconhecida facilmente pelos consumidores, sendo lembrada nos momentos de compra e tomada de decisão.

A identidade visual é composta por diversos elementos:

Logomarca;

Tipografia;

Paleta de cores;

Frases ou slogan;

Decorações;

Materiais de divulgação; e;

Peças de comunicação empresarial e corporativa.

Esses elementos são cuidadosamente escolhidos para representar a personalidade e os valores da empresa de forma consistente e impactante. Além disso, elementos das redes sociais também têm ganhado destaque na construção da identidade visual.

Uma identidade visual forte e bem planejada pode ajudar a diferenciar a empresa da concorrência, tornando-a mais atraente para os consumidores e, consequentemente, gerando maior sucesso em seu nicho de atuação.

Como a identidade visual ajuda uma empresa a se destacar no mercado?

Se a sua marca possui um estilo de design consistente e coeso em todas as mídias, adaptando-se adequadamente a cada uma delas, você poderá criar uma sensação de familiaridade na mente dos consumidores em potencial.

Por exemplo, se alguém vê rapidamente uma propaganda sua em um canal de vídeos e, posteriormente, é impactado por uma peça gráfica sua em outra plataforma, ele já terá a sensação de já ter visto aquilo em algum lugar, mesmo sem ter visto a sua logo ou produto.

Esse tipo de relação de familiaridade é criado de forma automática na mente do consumidor, o que pode chamar a atenção dele e torná-lo interessado na sua marca.

Alguns fatores que ajudam a sua marca se destacar são:

1 – Reconhecimento: se sua identidade visual é coesa, com certeza sua empresa será facilmente reconhecida pelos consumidores, mesmo em meio a muitas outras marcas.

2 – Diferenciação: um planejamento estratégico para a marca cria uma diferenciação empresa e seus concorrentes, tornando-a única e mais atraente para os consumidores.

3 – Consistência: a criação de uma identidade visual consistente em todos os canais de comunicação contribui para o fortalecimento na lembrança do público-alvo.

4 – Profissionalismo: demonstrar profissionalismo e seriedade é possível através de uma marca visualmente bem trabalhada, o que pode ajudar a empresa a ser vista como confiável e respeitável no mercado.

5 – Memória: é fácil se lembrar de marcas e empresas que trabalham o seu visual, mesmo que seja somente com uma cor mais chamativa do que a concorrência ou quem sabe um logo mais engenhoso, a mente humana tende a se recordar daquilo que é impactante.

Com o bombardeio de informações e propagandas que somos expostos diariamente nas redes sociais, é cada vez mais difícil para as empresas se destacarem e serem memoráveis na mente dos consumidores. Por isso, é fundamental investir em uma identidade visual bem construída e criativa, que permita que sua marca se diferencie da concorrência e que atraia o seu público alvo.


05.04.2023

1