Blog.

Autoridade de marca: O que é e como desenvolver

A autoridade de marca é uma das bases para que o negócio possa ter sucesso entre clientes e conquistar cada vez mais espaço no mercado

Entre as diferenças de uma grande empresa para uma pequena, está a autoridade de marca. É ela a responsável por ser referência sobre um determinado assunto ou produto. Essa reputação é construída por meio do departamento de comunicação. 

Na era do digital, a autoridade de marca online é um pilar fundamental para o bom crescimento de um negócio. Em outras palavras, esse posicionamento não ajuda apenas no faturamento da empresa, mas também no reconhecimento das pessoas. 

A reputação precisa estar alinhada com os valores e missões da companhia. É importante ressaltar que essa notoriedade leva tempo para construir. E caso não seja acompanhada de perto, a imagem pode ser destruída em uma crise. 

O que é autoridade de marca?

A autoridade de marca é a imagem que uma empresa tem. É o nível de confiança dos clientes e pessoas que a conhecem. 

O início da sua construção está no departamento de marketing. É ele que define estratégias para que esse reconhecimento aconteça de forma gradual e efetiva. Primordialmente, essa imagem precisa estar totalmente ligada aos valores que o negócio quer passar para o público. 

Inclusive, a reputação da empresa é um fator determinante para o consumidor na hora da decisão de compra. A estratégia deve ser pensada na imagem que a empresa quer conquistar dentro de seu segmento. Não faria sentido uma marca de moda querer adquirir autoridade no segmento de imóveis. 

Por que ter autoridade de marca é importante?

Como citado no tópico anterior, a autoridade de marca é um dos fatores que influenciam na hora da compra. Se uma instituição tem a fama de má atendimento, dificilmente o consumidor terá a confiança de adquirir o produto ou serviço. 

Inclusive, foi pensando nisso que surgiram sites como o reclame aqui. Para que o consumidor pudesse passar a sua confiança em marcas conhecidas ou não no mercado. A rede, inclusive, faz parte da análise dos departamentos de comunicação. 

Há empreendedores que incluíram na rotina do customer success (CS) responder ativamente às reclamações do reclame aqui. Tudo em busca de reconquistar e aumentar a autoridade de marca digital. 

Como desenvolver autoridade de marca?

Primeiramente, para desenvolver a autoridade de marca é preciso entregar o serviço/produto que se promete. Esse, talvez, seja a base de uma lista de boas práticas que empresas grandes ou pequenas devem — e precisam — seguir. Essas ações, mesmo que pequenas, são vistas com bons olhos pelo consumidor. 

Não é segredo que a experiência do usuário vem ganhando cada vez mais espaço. É ela que faz um consumidor se tornar um cliente assíduo, que indica a marca para colegas. 

Juntamente com o marketing, existem ações que podem ser desenvolvidas internamente, como: 

  1. – responder o cliente online e offline; 
  2. – fornecer conteúdo de qualidade; 
  3. – conhecer a fundo o público-alvo; 
  4. – reavaliar e melhorar continuamente a experiência de compra; 
  5. – sair em portais de notícia;
  6. – ter um bom site e redes sociais estruturadas. 

Essas não são as únicas atividades para conquistar a tão sonhada autoridade de marca. Existem outras que podem estar ligadas à busca como a marca é vista pelo público em geral. Todavia, essa lista contém as principais características de uma boa estratégia. 

É bom lembrar que a construção de imagem demora muito mais do que perder a confiança do público. Por isso que o indicado é sempre acompanhar de perto como a empresa é vista pela mídia e pelo cliente, podendo prever crises de imagem. 

Desenvolva conteúdo relevante para ter autoridade de marca

Marcas muito conhecidas têm algumas coisas em comum. A principal é a criação de conteúdo relevante. Porém, estes conteúdos não são mais do mesmo. Eles realmente agregam valor à quem está lendo.

Na era da informação, encontramos diversos conteúdos sem nenhum objetivo. É exatamente isso que marcas que querem desenvolver autoridade precisam evitar. Os temas produzidos pelo marketing não podem ser postados apenas por frequência ou quantidade.

É por isso que o planejamento estratégico faz parte da autoridade de marca. Não poste as mesmas coisas que o seu concorrente. Tenha coerência na mensagem que quer transmitir com aquele conteúdo. E para isso, é necessário ter um bom conhecimento sobre a persona da marca.

É necessário pensar uma filosofia onde a mensagem do post encante quem lê. Esse tipo de ação é conhecida como marketing de evangelização. Esse fenômeno acontece pelo usuário se encantar pelo conteúdo e começar a divulga-lo de modo espontâneo.

Uma forma de conseguir o marketing de evangelização é através da mídia. Isso porque, quando uma marca aparece em um canal noticioso, o leitor entende que há autoridade na mesma.

A frequente mensuração de resultados das ações pode ser um bom guia para entender se a empresa está no caminho certo. Para alcançar o topo de pirâmide, que é a autoridade de marca, é necessário um bom trabalho de comunicação. Deste modo, é bom entender que são ações contínuas que irão garantir este objetivo.

Por isso, que ao adquirir um dos nossos circuitos, os nossos especialistas recomendam os planos recorrentes. Eventualmente, quanto mais um negócio aparecer em portais noticiosos, mais será reconhecido pelo público.

Fonte: dino.com.br/

28.06.2022

1