8Ps do marketing digital: entenda o que é e como ele pode escalar as vendas no seu negócio!
Se você tem interesse por marketing com certeza já deve ter ouvido falar dos 4 Ps: produto, preço, praça e promoção. O termo, embora pareça simples, é o guia para decisões estratégias de marketing e negócios para empresas de grande e pequeno porte.
Porém, com a mudança no comportamento do consumidor os estudiosos da área se viram forçados a aprimorar ainda mais esse conceito e assim criar os 8 Ps do marketing digital: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão.
Continue a leitura e entenda cada um deles, para assim garantir um planejamento completo e integrado a fim de promover a marca e escalar as vendas no seu negócio. Confira:
#1 Pesquisa
Hoje, através da internet, é mais fácil decifrar o comportamento dos consumidores e definir o público a ser alcançado. Por isso, o primeiro dos 8 Ps do marketing digital é a pesquisa.
A partir de uma pesquisa é possível descobrir as características do público e os principais meios de alcançá-lo. Um exemplo que ilustra bem isso é criação de iscas digitais onde o usuário preenche um formulário online para receber algum bônus.
#2 Planejamento
Com os dados coletados na pesquisa, é hora de planejar as estratégias que serão utilizadas para atingir o público-alvo.
É importante defina claramente os objetivos a serem alcançados e a partir deles estreitar o relacionamento com o público através de uma comunicação adaptada àquilo que gera engajamento.
#3 Produção
Agora que você já tem um planejamento montado é preciso colocá-lo em prática pensando no que precisa ser produzido como: montar um site institucional, com blog, gerenciar os perfis em redes sociais relacionados à marca e que contém com a presença do público-alvo, etc.
A sua estratégia de conteúdo precisa ser divulgada para alcançar quem realmente interessa!
#4 Publicação
Com a produção iniciada você já pode avançar para o 4º P do marketing digital, a publicação. Aqui a sua atenção deve estar voltada para o marketing de conteúdo, objetivando estar no topo das pesquisas do Google.
Por essa razão, é preciso que as publicações sigam os critérios de SEO e sejam estruturadas para atender aos interesses do consumidor.
#5 Promoção
O gatilho inicial desse P deve ser a criação de relacionamentos saudáveis e duradouros, lembrando de promover mais soluções do que produtos. E a definição das mídias digitais como: Facebook, LinkedIn e Instagram , por exemplo.
#6 Propagação
Aqui vamos resgatar o bom e velho marketing boca a boca. Uma maneira de acelerar os resultados é utilizar as mídias pagas direcionando a publicação para quem realmente interessa. Para isso, use do Google AdWords, Facebook Ads e LinkedIn Ads.
E vá além, aproveite o poder de interação dessas mídias para criar engajamento do seu público com a sua marca.
#7 Personalização
À medida que você vai conhecendo mais o público, a personalizações e as adaptações do plano tornam-se necessárias.
Abuse de ferramentas que agreguem valor à sua estratégia, assim terá maneiras de personalizar a comunicação e entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo.
#8 Precisão
Enfim, o último e mais precioso dos 8Ps: a precisão. Nessa etapa é necessário mensurar os resultados de suas ações para saber o retorno gerado pelo seu investimento aplicado.
O marketing digital permite analisar o perfil de quem interagiu com a marca nas redes sociais, quem abriu e clicou em um link de um e-mail, quais foram os conteúdos mais acessados e qual caminho originou este acesso: por meio da a rede social, de uma busca paga ou de maneira orgânica.
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