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6 estratégias de promoções para movimentar seu e-commerce

Precisa de ajuda para criar estratégias de promoções para e-commerce e quer vender mais? Leia esse post e confira dicas exclusivas!

Criar estratégias de promoções para e-commerce que deixam o cliente feliz, ao mesmo tempo em que as vendas aumentam de forma lucrativa é o cenário dos sonhos para qualquer empreendedor. Concorda?

Se você respondeu sim, saiba que está no artigo certo. Por mais desafiador que pareça, é possível criar estratégias de promoções para movimentar seu e-commerce e sair ganhando com isso, sem prejudicar seu fluxo de caixa ou desvalorizar seu produto.

Claro que para alcançar esse resultado é importante investir na qualidade do seu produto, bem como em todos os fatores que ajudam a proporcionar uma boa experiência para os visitantes que chegam até sua loja virtual. Inclusive, a personalização da compra por meio de uma boa experiência (atendimento eficaz, frete rápido, produto bom, pagamento fácil) é uma das tendências do e-commerce para 2021.

Separamos 5 estratégias promocionais para movimentar seu e-commerce e vamos discorrer sobre cada uma delas nas próximas linhas!

  1. Invista em estratégias de promoções ligadas ao frete Quem nunca se apaixonou por um produto, colocou no carrinho da loja virtual, mas na hora do checkout desanimou da compra por causa do valor do frete? Essa situação é mais comum do que se imagina. O Reclame AQUI realizou uma pesquisa sobre o assunto e constatou que mais de 63% dos entrevistados já abandonou a compra porque o frete estava caro.

É por esses e por outros motivos que investir em estratégias de promoções ligadas ao frete pode ser muito positivo. Afinal, sua loja virtual estará transformando uma experiência negativa em algo bom. Dúvidas sobre como fazer o frete mais barato ou de graça sem sair perdendo?

Temos algumas dicas para te ajudar a elaborar uma promoção que seja boa para você e seu cliente. Confira:

  • Considere o ticket médio da sua loja. Ou seja, avalie qual é o valor que seus clientes gastam geralmente e estabeleça o frete gratuito ou com desconto considerando uma margem acima do ticket médio. Exemplo: a cada R$200 reais em compras, o frete é grátis;
  • Considere o valor de cada produto na hora de ofertar desconto ou isenção de frete;
  • Faça ações personalizadas considerando a localização dos clientes e o custo da logística para sua loja. Se você tem um e-commerce em Curitiba, por exemplo, o frete gratuito pode sair mais em conta somente para pessoas que moram na mesma cidade;
  • Defina uma estratégia para oferecer o frete. Se você quer ter mais visitantes no site, vale a pena ofertar esse benefício por um período limitado ou para um número exato de pessoas;
  • Use os gatilhos mentais de escassez e da urgência para divulgar ações de frete grátis por tempo limitado. Exemplo: na semana do aniversário da sua loja, todas as compras acima de R$150 ganham o frete grátis, mas atenção: o benefício é válido para os primeiros 30 clientes.
  1. Faça promoções em datas comemorativas
    Construir um calendário editorial, mapeando todas as datas comemorativas relacionadas ao seu nicho de atuação facilita muito o planejamento de estratégias de promoções, além das próprias ações de conteúdo da sua loja.

Geralmente, as vendas disparam no Dia das Mães, no Natal, no Dia dos Namorados e em outras ocasiões diferenciadas como a Semana do Consumidor, O evento ocorreu recentemente que despertou várias ações promocionais em tempos nos quais as vendas on-line são a luz no fim do túnel que muitos empreendedores estão encontrando.

  1. Crie ações para fidelizar seus clientes no e-commerce
    Clientes felizes e satisfeitos sempre voltam. Por isso, não economize em ações que podem facilitar a vida dos consumidores e tornar o processo das compras on-line prático, rápido e eficiente.

Kotler não nos deixa mentir: conquistar um novo cliente custa 5x mais do que fidelizar os que você já tem. Como fidelizar os clientes no e-commerce considerando que eles não podem ver o produto de perto, sentir, provar e ter uma experiência mais próxima com a marca?

De fato, é um desafio e tanto, mas não é impossível criar uma experiência personalizada para seu cliente. Comece com um bom atendimento, tirando todas as dúvidas de forma próxima, mesmo com a distância.

Além disso, vale a pena criar ações promocionais somente para a base ativa. Que tal apostar em descontos percentuais no dia do aniversário dos seus clientes que compram sempre?

Outra ideia interessante é presenteá-los com brindes e estudar o histórico de atendimento com a pessoa que está comprando para surpreendê-la com um bilhete, uma promoção personalizada de acordo com suas preferências, entre outras ações. Na dúvida, faça testes. Você só vai saber se as ideias funcionam quando tirá-las do papel.

  1. Promova descontos em produtos relacionados à compra
    Se você já entrou em um e-commerce e fez uma pesquisa de algum produto, provavelmente em algum momento pode ter recebido uma sugestão de produtos relacionados e até ter percebido que comprá-los juntos sairia mais barato, seja por um desconto ou uma promoção.

Essa é uma das estratégias de promoções para e-commerce que funcionam muito bem. Tanto que ela é adotada por gigantes da internet. Uma dica legal para montar esse tipo de ação é analisar o histórico de navegação dos clientes que viram determinadas “prateleiras” no seu e-commerce, colocaram os produtos no carrinho, mas não fecharam por algum motivo.

Ao receber um alerta de desconto ou promoção para esses produtos de forma personalizada, os clientes que não estão muito ativos podem ficar mais engajados e fazer um novo pedido. Às vezes, as pessoas só estão esperando uma oportunidade de “pechinchar” um pouco. Fica a dica!

  1. Ofereça cupons para a primeira compra
    Você quer atrair novos visitantes e transformá-los em clientes mas não sabe mais o que fazer ou notou que o tráfego do site está movimentado, mas por algum motivo os clientes não estão finalizando a compra?

Experimente oferecer cupons de desconto para a primeira compra. É muito difícil que você não tenha nenhum retorno. É comprovado por especialistas que oferecer cupons de desconto para a primeira compra é algo que pode ser decisivo para a efetivação da compra.

Dica: ao fornecer o cupom de desconto, você pode pedir o e-mail do visitante em troca. Esse é o primeiro passo para iniciar uma relação com esse cliente (saiba como criar uma régua de relacionamento com o cliente). Do jeito certo e com bastante cautela, você pode conquistá-lo aos poucos e quem sabe no futuro o consumidor não se transforma em um cliente recorrente? Vale a pena tentar!

  1. Faça campanhas nas redes sociais
    Quem nunca fez uma pesquisa no Google sobre algo que queria comprar e de repente começou a receber anúncios direcionados sobre aquele produto? Criar campanhas personalizadas e anúncios segmentados nas redes sociais com promoções e descontos é algo que pode aumentar as chances de conversão da pessoa que está fazendo pesquisas sobre o que você vende.

É possível criar estratégias de promoções para e-commerce de forma especializada nas redes sociais com CTAS que direcionam o usuário direto para a área do checkout da sua loja virtual. Vale lembrar que as campanhas são muito mais efetivas quando há um planejamento de mídia baseado em estudos do seu público e do comportamento do cliente no seu site.

Com as ferramentas certas, você pode analisar os hábitos de navegação, o histórico de compra do cliente e muito mais.

Fonte: https://nerdweb.com.br/

09.05.2021

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