Hinode investe em refis para redução do material de embalagens
A Hinode lança este mês dois produtos com adaptação para refis: os sabonetes líquidos das linhas Mania de Alegria Kids e Mania de Alegria Baby. Os produtos, de uso contínuo, incentivam a reutilização de embalagens, diminuindo o uso de plástico em sua produção.
O novo formato é indicado para quem já possui as embalagens dos sabonetes, representando uma redução de plástico de 78% em relação à embalagem tradicional, apresentando também uma economia de até 20% no bolso do consumidor.
Atualmente, o Hinode Group, empresa detentora da marca Hinode, recupera 22% da massa de embalagens produzidas e vendidas por meio da aquisição de créditos de logística reversa, do Programa Dê a Mão para o Futuro, da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Ainda sobre o tema, o grupo conta com o projeto próprio de logística reversa de embalagens pós-consumo, o Hinode Recicla, implementado na fase piloto em 15 franquias da marca, com ampliação nos próximos anos, excedendo as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Com apenas 3 meses de duração do programa, já foram coletados mais de 170kg de materiais recicláveis, impactando 774 famílias que dependem da renda proveniente da reciclagem.
De acordo com o Relatório Anual de Sustentabilidade da companhia, em 2021, o Hinode Group promoveu uma redução de 23,08% do portfólio lançado no ano, representando 749.652 peças que deixaram de trazer itens que podiam ser eliminados, como válvulas e diminuição do consumo de papel nas embalagens. Além disso, 8,65% dos lançamentos utilizaram embalagens com plástico de fonte renovável, representando 36 toneladas de plástico proveniente da cana-de-açúcar.
Para Erica Pagano, VP de Produtos e Branding da Hinode, a empresa já nasceu com a abordagem ESG antes mesmo da sigla existir, mas em 2021 iniciou a mensuração de todos os atos do grupo, que foi publicado no início de 2022 em seu primeiro relatório ESG. “Tivemos acompanhamento de todos os processos dentro de grupo e um dos destaques que nos traz muito orgulho, que é o de mitigar cada vez mais a interferência no meio ambiente”, conta Pagano.
A VP também informa que atualmente, para um produto ser criado, é preciso considerar inovação, qualidade, segurança e meio ambiente, além da viabilidade técnica, econômica e o conceito. Todas as fórmulas existentes estão sendo aprimoradas para seguirem a evolução da ciência e das regulamentações dos órgãos sanitários.
Fonte: https://embalagemmarca.com.br/