Dicionário da Propaganda /
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
VALE-BRINDE Técnica proporcional que induz o consumidor a guardar ou colecionar vales que acompanham os produtos e que poderão ser trocados posteriormente por brindes.
VEICULAÇÃO Colocação inserção de peças publicitárias na mídia impressa e eletrônica.
VEÍCULO Designação genérica de todos os órgãos de imprensa e meios de comunicação de massa.
VERBA Montante em dinheiro disponível para se fazer propaganda de uma empresa ou marca, por determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa específica (lançamento, sustentação, etc.).
VERNIZ Resina aplicada sobre a superfície impressa para realçar e proteger o trabalho.
VERNIZ U.V. Usado em impressão gráfica para destacar a visualização e melhorar o acabamento. Ele é secado por radiação ultravioleta.
VÍDEO 1. Abreviação usual de videoteipe. 2. Nome genérico do aparelho ou tela de televisão. 3. Parte visual de uma produção audiovisual, inclusive comerciais em filme ou VT. 4. Unidade do computador em que se pode visualizar o trabalho que está sendo feito.
VINHETA 1. Pequena ilustração colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema, empresa, comercial ou marca na televisão.
VOLANTE Pequeno folheto, bem simples, de uma página.
VT Abreviação de videoteipe.