Dicionário da Propaganda /
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TABELA Relação de preços dos espaços de um veículo ou de honorários de uma agência, produtora ou fornecedor.
TABLE TOP Estilo de produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez menos utilizado. É a filmagem ou gravação de um letreiro, arte ou fotografia estática, simulando - através da câmera - o movimento desse objeto. Hoje, é mais utilizado como efeito especial. 
TABLÓIDE Jornal de formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.
TABULETA  1. Unidade do meio outdoor, ou seja, cada um dos locais de exibição dos cartazes ou painéis. 2. Armação na qual é colado o cartaz.
TAPE Fita de áudio ou vídeo.
TARGET Expressão utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de consumidores ou prospects aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outras ações de comunicação ou marketing.
TEASER Mensagem curta que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa para ela. Pode ou não ser identificada
TELECINAGEM Processo que transfere material filmado para videoteipe.
TELECINE Aparelho que realiza o processo de telecinagem.
TELEMARKETING Técnica e mídia de marketing direto, que consiste no contato direto com consumidores e prospects através do telefone, seja no sentido emissor (a empresa liga) ou receptor (o consumidor ou prospect liga para a empresa).
TEMPO Forma de se referir ao espaço publicitário no rádio, cinema e televisão.
TEXTO FOGUETE Pequena locução publicitária feita durante a transmissão de programação (geralmente esportes ou eventos musicais) do rádio e TV.
TIE-IN Denominação correta do merchandising em televisão.
TIMING 1. Duração subjetiva de uma peça publicitária, ou seja, a sensação de duração que ela passa para as pessoas. 2. Sentido de oportunidade, ou seja, capacidade de definir qual é o exato momento para praticar uma ação de comunicação ou veicular uma peça publicitária.
TIRAGEM Total dos exemplares impressos de uma edição de jornal ou revista.
TRAÇO 1. Em artes gráficas, definição de ilustração ou símbolo sem nenhum meio-tom, em PB ou cor chapada. 2. Em mídia, expressão usada para definir audiências de rádio e TV muito pequenas, quase inexpressivas.
TRÁFEGO Nas agências, departamento ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre os vários setores da empresa.
TRÁFEGO DE LEITURA  Em mídia, hábito de leitura das diversas seções de um jornal ou revista, que têm audiências diferentes, dependendo do nível de interesse que despertam nos seus leitores.
TRAVELLING Deslocamento da câmera, em qualquer direção (horizontal, vertical) ou sentido para se aproximar, se afastar ou acompanhar o objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada.
TRILHA Forma abreviada e usualmente empregada de trilha sonora.
TRILHA SONORA Música incidental ou de fundo do comercial - combinada ou não com ruídos descritivos.
TRUCA 1. Aparelho que faz trucagens. 2. Ato de fazer trucagens.
TRUCAGEM Técnica cinematográfica que permite a direção de fusão de imagens, inserção de letreiros e símbolos e outros efeitos visuais nos filmes. Com o advento e evolução técnica do videoteipe, está sendo cada vez menos utilizada, pois tudo isso poder ser feito eletronicamente - de forma mais rápida, fácil e segura - nos equipamentos de VT.