Dicionário da Propaganda /
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SAMPLING Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua experimentação.
SANGRADO Anúncio ou cartaz cujos limites ultrapassam o espaço em que eles estão impressos. Ou seja, o final da folha corta o fundo da mensagem.
SATURAÇÃO Em mídia, a veiculação excessiva da mesma peça publicitária, que acaba irritando o target e sendo contraproducente.
Saturação Veiculação excessiva da mesma peça publicitária, que acaba irritando otarget e sendo contraproducente.
SBPM Sociedade Brasileira de Pesquisa de Mercado - entidade que reúne os profissionais de pesquisa.
SECAM Padrão francês de televisão em cores.
SEGMENTAÇÃO Técnica de dividir o mercado em unidades geográficas ou - principalmente - em grupos de consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.
SEGMENTO Grupo de consumidores com perfil e comportamento de compra idêntico.
SELEÇÃO DE CORES Em artes gráficas, processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e cores) para fazer os fotolitos e rotofilmes da quadricromia.
SERIGRAFIA Processo artesanal de impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano ou outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que possa ser utilizado como matriz.
SHARE-OF-MARKET Participação de mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma empresa ou marca detenha.
SHOW-ROOM Loja ou escritório montado para exibir a linha de produtos e marcas de uma empresa, destinada a revendedores, distribuidores, varejistas e até consumidores finais (sendo que estes geralmente não podem comprar nada diretamente, uma vez que se trata de loja para exibição e promoção, mas não para a venda).
SIMULAÇÃO Processo de análise, feito em computador, de um plano de mídia e seus módulos, de forma a determinar seu efeito em termos de atingimento do target (cobertura e freqüência) e prever seus resultados. Corresponde a uma simulação da realidade e serve para se obter a otimização dos investimentos de mídia.
SLOGAN Frase-tema de uma campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento.
SOBREPOSIÇÃO Em mídia, a sobreposição da cobertura entre um veículo e outro, uma inserção e outra. Para se calcular a audiência líquida, por exemplo, é preciso se eliminar as sobreposições da audiência bruta.
SOFT Macio, em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens sofisticadas, requintadas e sutis.
SOLICITAÇÃO Ato da solicitação pela agência da conta de um anunciante.
Splash Forma gráfica de destaque para vantagem ou característica de produtos / serviços.
Sustentação Etapa seguinte ao lançamento de um produto, marca ou campanha. Fase naqual é sustentado o esforço de marketing ou comunicação.