Dicionário da Propaganda /
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P.D.V Ponto de vendas de produtos ao consumidor final.
P.I. Abreviação de Pedido de Inserção, que corresponde à autorização emitida pela agência ou anunciante para os veículos. (Ver Autorização)
PACKSHOT Tomada exclusiva em close do produto usado na produção da mídia eletrônica.
PÁGINA Unidade básica de anúncio no caso das revistas.
Página Unidade básica de anúncio no caso das revistas.
PÁGINA DUPLA Duas páginas de anúncio.
Página Dupla Duas páginas de anúncio.
PAICA Forma adaptada do inglês pica, medida bastante utilizada em artes gráficas.
PAINEL Tipo de cartaz, pintado ou adesivado diretamente sobre o muro, madeira, metal ou outro suporte. (Ver Pôster)
Painel Tipo de cartaz, pintado diretamente sobre o muro, madeira, metal ou outro suporte.
PAL Padrão alemão de televisão em cores, adaptado para uso em diversos países. No Brasil, por exemplo, utiliza-se o Pal-M. (Ver NTSC e SECAM).
PAN Abreviação de panorâmica. (Ver Panorâmica)
PANORÂMICA Movimento da câmera (da esquerda para a direita ou vice-versa) que mostra uma tomada geral de um objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Travelling e Zoom).
PANTONE Padrão de cores muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
PASTE-UP Montagem de qualquer peça gráfica, com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais sobre um cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto com o eventual cromo. Atualmente, com o desenvolvimento dos computadores gráficos, esse trabalho vem sendo gradativamente eliminado. (Ver Arte-final, Bromuro, Composição, Cromo, Fotolito, Rotofilme, DTP, DTR e DTPrint).
PB Abreviação de preto-e-branco. (Ver Preto-e-branco)
PDV Abreviação de ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
PÉ-AMERICANO Suporte de armar fixado atrás de um display, permitindo a sua colocação na posição vertical.
PENETRAÇÃO Em mídia, termo utilizado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo sobre o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região geográfica.
PESQUISA Técnica para se conhecer as motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores e prospects. Pode ser regular (quando realizada de forma sistemática), ad hoc (quando realizada de forma específica para um cliente), quantitativa e qualitativa. (Ver Ad Hoc, Prospect e demais definições de pesquisa a seguir).
PESQUISA DE COMUNICAÇÃO Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à comunicação de marketing, como percepção da marca, índice de recall, compreensão da mensagem, etc. (Ver demais definições de pesquisa e Recall).
PESQUISA DE MERCADO Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e prospects, conceito dos principais concorrentes, etc. (Ver demais definições de pesquisa e Prospect).
PESQUISA DE MÍDIA Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à mídia, como índices e perfil de audiência, hábitos de consumo de veículos e programas, relacionamento com os veículos, etc. (Ver demais definições de pesquisa).
PESQUISA QUALITATIVA Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão, como percepção de imagem, atitudes diante de marcas e veículos, motivações, etc. (Ver demais definições de pesquisa).
PESQUISA QUANTITATIVA Tipo de pesquisa realizada para mensurar segmentos do mercado e as informações qualitativas pré-existentes ou levantadas pela pesquisa qualitativa. (Ver demais definições de pesquisa)
PLANEJAMENTO 1. Tarefa de realizar planos (de marketing, comunicação, mídia, etc.). 2. Sinônimo de plano. 3. Área ou departamento das agências e demais empresas. (Ver Briefing)
PLUS Extra, em inglês. Termo utilizado em Promoção para definir aquela coisa a mais que será oferecida ao consumidor (como um desconto, que é um valor menor em dinheiro, mas também é um plus).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO Estratégia básica de comunicação de uma empresa ou marca. Regras (polices) que devem ser seguidas no trabalho de planejamento, criação, produção e mídia de todas as ferramentas de comunicação.
POLÍTICA DE PROPAGANDA Estratégia básica de propaganda de uma empresa ou marca, que deve estar em consonância com a política de comunicação (quando esta existe). Regras (polices) que devem ser seguidas no trabalho publicitário de planejamento, criação, produção e mídia. (Ver Política de Comunicação)
PONTA DE GÔNDOLA Espaço nobre localizado nas extremidades das gôndolas e muito utilizada para promover e aumentar giro de produtos.
PONTO FOCAL (Exibidor) Expositor que sintetiza uma ou várias unidades de uma família de produtos que estão a venda .
PONTO-DE-VENDA Local onde as vendas são efetivamente realizadas, como supermercados, lojas, pontos-de-dose (bares, restaurantes, etc.), centros de serviços e muitos outros. (Ver PV)
PORTA CARTAZETE Suporte com trilhos laterais que permite constante troca dos cartazetes.
PORTA FOLHETO - Take One Display que oferece folhetos.
PORTA-FÓLIO Versão brasileira (pouco usada) de portfólio.
PORTFOLIO Ver Porta-Fólio. 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 4. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.
PÓS-TESTE Tipo de pesquisa qualitativa / quantitativa realizada após a veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber o nível de eficiência da mensagem (grau de atingimento dos objetivos). (Ver definição de Pesquisa, anteriormente, e Pré-teste e Day After Call).
POSIÇÃO Localização de uma mensagem publicitária dentro do veículo como o anúncio em uma revista, jornal ou outro veículo impresso; o comercial na seqüência da programação de uma emissora de rádio ou televisão, etc.
POSICIONAMENTO Lugar que o produto ou serviço deve ocupar na mente do consumidor .
PÔSTER Suporte de papel ou papelão para ser colocado em superfícies verticais.
Pôster Tipo de cartaz publicitário, geralmente impresso.
PRÉ-TESTE Tipo de pesquisa qualitativa realizada antes da produção ou veiculação de comercial, anúncio ou campanha para saber qual as perspectivas da mensagem (nível de atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target percebe seu conteúdo e approach criativo. (Ver definições de Pesquisa e de Pós-teste, anteriormente, Animatic e Approach).
PREÇO BRUTO Em mídia, preço cobrado pelo veículo aos clientes, que é o da sua tabela menos os descontos obtidos nas negociações. (Ver Preço Líquido) 
PREÇO LÍQUIDO Em mídia, o preço cobrado pelo veículo das agências, que é o preço bruto menos sua comissão. (Ver Comissão e Preço Bruto)
PREMIUM 1. Produto / serviço de qualidade e preço superiores. 2. Palavra inglesa para designar brinde, bastante utilizada na área de Promoção. -  É a materialização do plus, aquele objeto ou serviço que é dado ao consumidor que cumpra determinada condição da promoção. (Ver Plus)
PRESS-KIT Conjunto de informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de imprensa.
PRESS-RELEASE Texto com informações para a imprensa. (Ver Release)
PRETO-E-BRANCO Peça publicitária que utiliza apenas a cor preta e seus matrizes de cinza. (Ver Black and White e Meio Tom)
PRODUÇÃO 1. Tarefa de dar forma física às mensagens publicitárias imaginadas pela criação. 2. Área da agência responsável pela produção e pelo relacionamento com as produtoras e os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV).
PRODUÇÃO GRÁFICA 1. Tarefa de dar forma física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela criação. 2. Área da agência encarregada da produção e do relacionamento com os fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV).
PRODUTOR 1. Profissional que trabalha na área de produção da agência. 2. Nas produtoras de som e de comerciais, profissionais especializados nas diversas tarefas que viabilizam a produção.
PROGRAMAÇÃO 1. Conjunto dos programas de uma emissora de rádio ou televisão, incluindo sua estratégia de transmissão. 2. Conjunto de veiculações programadas em um meio ou veículo. (Ver Mídia)
PROGRAMAÇÃO VISUAL Ver Identidade Visual.
PROJETO ESPECIAL Formato de mensagem ou tipo de programação de mídia fora do habitual proposta pelos veículos para anunciantes determinados ou desenvolvidos pelas agências para atender a necessidades específicas de seus clientes. (Ver Formato, Mídia e Programação).
PROMOÇÃO Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing que tem a função de motivar consumidores e prospects. 
Promoção Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing que tem a função demotivar consumidores e prospects.
PROMOTOR Profissional designado para divulgar, demonstrar, expor, organizar, alocar e repor produtos dentro do estabelecimento comercial. 
PROOF Prova de artes gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de editoração eletrônica (Workstation DTP) da agência. (Ver DTP Prova e Workstation).
PROPAGANDISTA Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e farmácias). (Ver Publicitário)
PROSPECT Pessoa não-consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um consumidor, se devidamente motivado. Também chamado Cliente Potencial.
PROTÓTIPO Projeto em tamanho natural do elemento de merchandising, construído artesanal ou mecanicamente.
PROVA 1. Em artes gráficas, a impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso dos trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há uma prova de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a impressão. 2. Esboço de spot ou jingle, para aprovação de uma idéia criativa, letra e música e para servir de guia para a produção. (Ver Escala, Fotolito, Jingle e Spot).
PROVA DE MÁQUINA Prova obtida na máquina no início da impressão.
PUBLICITÁRIO Qualquer profissional que trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo, fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver Propagandista)
Publicitário Profissional que trabalha em propaganda (seja anunciante, agência, veículo,fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas.
PÚBLICO ALVO Termo que indica o grupo de pessoas que se deseja atingir com uma atividade de comunicação. São  reunidas por alguma característica, seja ela região, idade, sexo, atividade, interesse, etc. 
PÚBLICO EXTERNO Grupo de pessoas de fora da empresa com as quais ela tem que se relacionar (como consumidores, prospects, governo, imprensa, formadores de opinião, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO Grupo de pessoas de fora da empresa (como distribuidores, varejistas, imprensa, formadores de opinião, etc.) que se relacionam com o consumidor final de seus produtos e serviços. (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERNO Grupo de pessoas de dentro da empresa (como funcionários, vendedores, gerentes, acionistas, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO MULTIPLICADOR Grupo de pessoas de fora da empresa (como a imprensa, formadores de opinião, etc.) que exercem influência sobre as demais pessoas. (Ver demais definições de Público)
Público-Alvo Grupo de consumidores ou prospects aos quais édirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outra açãode comunicação ou marketing.
PUBLIEDITORIAL Expressão que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer mídia.