Dicionário da Propaganda /
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MACROAMBIENTE Os ambientes sociais considerados na elaboração do plano de marketing, a saber: demográfico, econômico, natural, tecnológico, político e cultural.
MAILING Abreviação de mailing list. (Ver Mailing List)
MAILING LIST Lista de correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver Marketing Direto e Prospect)
MAKING OFF - por tráz das câmeras Recurso utilizado para registro visual da situação dos bastidores com comentários e observações da cenas e dos acontecimentos.
MALA DIRETA 1. Mensagem publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo de mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou portadores. (Ver Marketing Direto e Mídia)
MANCHA Ilustração em rough, feita para dar uma idéia inicial de como ficará a peça gráfica quando finalizada. (Ver Rough)
MANTA ADESIVA Material magnético flexível que comporta impressão de mensagens, como aqueles imas promocionais de colar na geladeira.
MAPA DE PROGRAMAÇÃO Quadro utilizado no planejamento e execução de mídia para mostrar visualmente quais as inserções que serão feitas. (Ver Inserção e Programação)
MAQUETE Projeto em escala reduzida do elemento de merchandising.
MARCA 1. Símbolo gráfico identificador de uma empresa, produto ou serviço. 2. Convenção utilizada para definir um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação comercial e origem. (Ver Brand e Logomarca)
MARCK-UP Quantia adicionada ou custo que determina o preço da venda.
Market-Share Participação de vendas no mercado em determinado período.
MARKETING 1. Conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing.
MARKETING 1:1 A base do marketing individualizado (1:1 ou um a um) é a participação nos negócios dos clientes, e não apenas a participação de mercado. Em vez de vender o máximo possível de produtos, no próximo período de vendas, a quem quer que os compre, a meta da empresa 1:1 é vender o máximo de produtos por vez a cada cliente durante toda a sua vida ativa como cliente. Em essência, o marketing 1:1 simplesmente trata diferentes clientes de forma diferente.
MARKETING CONCENTRADO Estratégia de ataque a um mercado, no qual se busca conquistar uma grande participação em um ou mais segmentos, com um único composto de marketing. 
MARKETING CONCEPT - Conceito de marketing Abordagem de gestão empresarial das Organizações que assenta na identificação e satisfação das necessidades, preferências e exigências dos clientes alvo como forma de alcançar melhores resultados da ação comercial ou de marketing no mercado.
MARKETING DE NICHO Estratégia de ataque a uma parte do mercado, através de uma segmentação bastante estreita, visando atender um grupo pequeno desse mercado, com um composto personalizado e específico para o nicho.
MARKETING DE NICHO Estratégia de ataque a uma parte do mercado, através de uma segmentação bastante estreita, visando atender um grupo pequeno desse mercado, com um composto personalizado e específico para o nicho.
MARKETING DE RELACIONAMENTO Permitir que empresas mantenham relacionamento estreito/parceria com seus clientes e com isso consigam a lealdade dos mesmos. Uma filosofia que visa fidelizar seus clientes.
MARKETING DE SERVIÇOS Disciplina que estuda os fenômenos e fatos que ocorrem na venda de serviços. Entre os serviços, podemos citar os de lazer (hotéis, excursões), os de interesse público (transporte , comunicação), os imobiliários (locação, venda de apartamento, casas), os de alimentação (rotisseries, congelados), os de engenharia (instalações, manutenção), os de seguro (de vida, de acidentes pessoais), os de saúde (hospitais, planos de saúde) entre outros. 
MARKETING DE VALOR Princípio do marketing consciente que determina que a empresa deveria empregar a maior parte de seus recursos em investimentos de marketing para aumentar seu valor. 
MARKETING DE VAREJO Atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviço desejados pelos consumidores. Henri Richter definiu o varejo como um processo de compra de produtos e quantidade relativamente grande dos produtores, atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidade de menores ao consumidor final.
MARKETING DIFERENCIADO Estratégia de marketing de ataque no qual se busca atingir o mercado como um todo, ou parte deste, através de seus vários segmentos com ofertas diferentes para cada um desses segmentos – o composto de marketing é específico para atender as necessidades de cada segmento.
MARKETING DIRETO Ferramenta de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospects (tanto pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING INSTITUCIONAL Atividades empreendidas para criar, manter ou alterar as atitudes e comportamentos dos clientes- alvo para com uma organização.
MARKETING INTERNO Marketing executado por uma empresa de serviços para treinar e motivar de forma efetiva os funcionários que entram em contato com o consumidor e com todo o pessoal de apoio no serviço, de modo a trabalhar uma equipe para proporcionar a satisfação do cliente.
MARKETING MANAGEMENT - Gestão marketing Processo de análise, planejamento, implementação e controlo de programas conducentes a criar e manter relações de troca/transação com grupos de clientes alvo ou, dito de outra forma, de levar à prática o Conceito de marketing para conseguir atingir os objetivos da organização no mercado. 
MARKETING MIX O conjunto das atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, etc.); Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto / serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção (todas as tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do produto / serviço); e Preço (política de preço).
MARKETING POLÍTICO Emprego das ferramentas do marketing a fim de posicionar o candidato. Destacam-se a pesquisa de mercado eleitoral, o planejamento do conceito do candidato as estratégias a serem aplicadas, a mídia a ser utilizada e a organização geral da campanha.
MARKETING POR BANCO DE CONHECIMENTO Uso de informações individuais de cada cliente para para maximizar a vantagem mútua do relacionamento que o cliente tem com a empresa. Uso dos dados para descobrir produtos adicionais para oferecer ao cliente e para remover asbarreiras que possam impedir arealização de mais negócios com aquele cliente. Em vez de avaliar as informações do cliente para determinar seu valor para fins de repetição de venda, usar tais informações como principal patrimônio de negócios, uma grande vantagem competitiva surgida do conhecimento profundo que a empresa tem de seu cliente.
MARKETING REVERSO 1. Busca por parte de uma empresa de fornecedores. No modelo tradicional era o fornecedor quem buscava o cliente. Há muitas razões para um comprador aplicar o marketing reverso entre elas destacam as seguintes: altos retornos, deficiências de mercado, considerações futuras, procurações políticas, geográficas e ambientais, tecnologia, reconhecimento e valorização e tendênciasatuais.2. Maneira agressiva e imaginativa de alcançar os objetivos de suprimentos em que o comprador toma a iniciativa de fazer as propostas, sejam para fornecedores, sejam para usuários dentro da organização.
MARKETING SOCIAL Atividade empreendida para gerar mudança de comportamento e atitudes visando uma transformação social. Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar valor à marca e estimular as vendas. 
MATCH-PRINT Prova rápida obtida por processo fotográfico.
MATERIAL Em mídia, as peças publicitárias em sua forma física (fotolitos, fitas com comerciais, etc.) que são encaminhadas aos veículos.
MATERIAL DE PONTO DE VENDA Conjunto de material promocional que é colocado nos canais de distribuição, tendo como objetivo motivar o comprador em trânsito pela loja ou estabelecimento comercial qualquer.
MATERIAL PERMANENTE Peça produzida para ter um longo período de exposição no PDV.
MEETING Veja reunião. Grupo de pessoas congregadas em determinado lugar para discutir objetivos comuns. Conjunto de pessoas reunidas.
MEIO Abreviatura de meio de comunicação. (Ver Meio de Comunicação)
MEIO DE COMUNICAÇÃO Os meios pelos quais a comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc. (Ver Mídia).
MEIO-TOM Graduação do preto. As partes cinzas nas peças em preto-e-branco.
Meios de Comunicação Os meios pelos quais a comunicação é feita, como ojornal, revista, rádio, televisão, outdoor, etc.
MERCADO Segmento de pessoas, empresas ou área geográfica onde estão os consumidores e prospects de uma empresa ou marca. (Ver Mercado-alvo e Mercado-teste).
MERCADO-ALVO Mercado objetivado pela empresa ou marca. (Ver Mercado)
MERCADO-TESTE Mercado escolhido pela empresa ou marca para fazer testes - de todos ou qualquer dos elementos do marketing mix - antes do lançamento definitivo de um produto ou serviço.
MERCHANDISING 1. Ação promocional ligada a presença do produto. 2. Qualquer implementação feita no ponto de venda com o material de comunicação, visando aumentar o rendimento da propaganda dirigida ao produto. 3. Presença do produto em mídias de massa sem a caracterização de propaganda. Ex. Durante a novela, determinado artista tomando um refrigerante da marca "X". 
MICROAMBIENTE 1. Forças próximas a empresa, que afetam sua habilidade de servir a seus consumidores, a empresa, os canais de marketing, os mercados consumidores, os concorrentes e os públicos. 2. Conjunto de todos os operadores do mercado, fornecedores, intermediários comerciais, clientela, concorrência e a própria firma, em termos de organização interna, que afetam diretamente a empresa e que, em graus diferentes, podem ser controlados pela função de marketing empresarial.
Mídia 1. Forma adaptada de média, que significa meio de comunicação, em latim einglês. 2. Termo utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou emparticular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes,formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de propaganda. 5. Profissional especializado nas técnicas de mídia.
MÍDIA 1. Forma adaptada de média, que significa meio de comunicação, em latim e inglês. 2. Termo utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em particular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de propaganda. 5. Profissional especializado nas técnicas de mídia. (Ver Meio de Comunicação e as definições de Mídia a seguir)
MÍDIA BÁSICA Em um plano de mídia, o meio de comunicação (ou veículo) utilizado como base da comunicação a ser feita. (Ver Mídia de Apoio)
Mídia de Apoio Em um plano de mídia, os meios de comunicação (ou veículos)utilizados como complemento e apoio à mídia básica.
MÍDIA DE APOIO Em um plano de mídia, os meios de comunicação (ou veículos) utilizados como complemento e apoio à mídia básica. (Ver Mídia Básica)
Mídia Eletrônica Os meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão,a internet e até certos tipos de luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não sernecessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do mercado.
MÍDIA ELETRÔNICA Os meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão e até certos tipos de luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não ser necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do mercado, além de todas as ações de internet. (Ver Mídia e Mídia Impressa)
Mídia Impressa Os meios de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal,incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso.
MÍDIA IMPRESSA Os meios de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também o outdoor e todo tipo de material impresso. (Ver Mídia e Mídia Eletrônica)
Mídia Mix Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia.
MÍDIA MIX Conjunto dos meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia. (Ver Mídia e Multimídia)
MÍDIA SEGMENTADA Veículo ou campanha publicitária que atinge um público definido e segmentado por critérios de sexo, idade, classe social ou uma combinação destes. A segmentação pode ser também definida por meio de fatores comportamentais ou posse de bens. 
MIOLO Parte interna de um jornal, revista ou folheto.
MISSÃO A razão de ser de uma organização associada às necessidades sociais a que ela atende e ao seufoco fundamental de competências e atividades. A missão determina a forma, a natureza do conhecimento técnico,o campo de atuação e o meio instrumental a ser utilizado pela organização.
MÓBILE Peça promocional aérea sustentada por fios.
MOCK-UP Simulação / boneco de um produto ou embalagem geralmente em escala maior, utilizado para produção fotográfica.
MÓDULO Em um plano de mídia, conjunto de meios. Veículos, formatos e posições com características semelhantes, que possam ser repetidos, combinados ou comparados com outros módulos nas tarefas de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e Simulação)
MONTAGEM Ação de organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e seqüências dos filmes. (Ver Copião e Moviola)
MOSTRUÁRIO Conjunto de amostra de produtos.
MOVIOLA Máquina na qual são organizadas, selecionadas, emendadas e avaliadas as cenas e seqüências dos filmes, formando inicialmente o copião e, depois, a montagem final. (Ver Copião e Montagem)
MULTIMÍDIA 1. Mensagem que utiliza mais de uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou vídeo interativo (que une videoteipe, disc-laser e computador). 2. Sinônimo de mídia mix. (Ver Mídia Mix)
MULTIPACK Embalagem que agrupa uma certa quantidade do mesmo produto com finalidade promocional.