Dicionário da Propaganda /
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Lay-Out Diagramação, em inglês. Prévia em baixa definição do que será oanúncio.
LAYOUT 1. Esboço artístico mostrando a posição relativa das ilustrações, títulos e texto de uma peça promocional ou de resposta direta. 2. Projeto de anúncio, rascunho bem acabado que permite uma visão exata do que vai ser o anúncio. Divisão do espaço dentro de ponto de venda.
LEMBRANÇA 1. Recall. 2. Intensidade de memorização de um anúncio. 3. Avaliação por técnicas especiais, da intensidade e de como um anúncio ou comercial foi memorizado pelas pessoas que o leram, ouviram ou assistiram.
LEMBRANÇA ESPONTÂNEA Lembrança que o entrevistado obtém de uma marca, produto ou serviço sem a utilização de nenhum estímulo.
LEMBRANÇA ESTIMULADA/INDUZIDA Lembrança de marca, produto ou serviço obtida a partir da utilização de um estímulo que pode ser um cartão ou foto do qual constam todas as marcas, produtos ou serviços pesquisados. 
LETREIRO 1. Denominação nominal ou simbólica de marca comercial afixada na parte externa do PDV. 2. Em TV, texto sobre impresso.
LETRISTA Especialista em desenho de letra.
LETRISTA Especialista em desenho de letra.
LEVANTAMENTO Coleta de dados primários por meio de perguntas sobre atitudes, preferências e comportamento de compra das pessoas; utiliza-se o questionário como instrumento de coleta de dados.
LÍDER DE PREÇO Empresa que serve de parâmetro para as outras no tocante a sua política de preços. Em inglês price leader.
LIDERANÇA Um dos sete critérios do modelo de gestão pela excelência. Considera o grau de envolvimento pessoal da alta administração nos projetos da organização, especialmente naqueles de importância estratégica. Identifica como a influência e autoridade do dirigente é utilizada para:- estimular os projetos estratégicos;- obter a integração entre os valores internos e as necessidades das partes interessadas das atividades da organização(clientes, governo,trabalhadores, fornecedores,parceiros, etc.); - incentivar atitudes de iniciativa,criatividade, participação e aprendizado contínuo da força de trabalho,além de favorecer a buscado crescimento pessoal em consonância com o crescimento organizacional;- disseminar internamente valores, além de aspectos referentes às definições estratégicas,como a missão institucional, sua visão de futuro,políticas e diretrizes organizacionais.
LÍDERES DE OPINIÃO Pessoas dentro de um grupo de referência que exercem influência sobre outros devido a suas habilidades especiais, conhecimento, personalidade, ou outras características. 
LIGHT USER Quem consome produtos com pouca freqüência e/ou quantidade. 
LINHA DE PRODUTO Grupo de produtos que são intimamente relacionados porque funcionam de maneira similar, são vendidos para os mesmos grupos de consumidores, são colocados no mercado através dos mesmos tipos de ponto de venda ou estão dentro do mesmo nível de preço. 
LINK 1. Conexão, ligação, linkagem.2. Ligação, associação. A palavra link passou a ser largamente utilizada pela Internet e significa ligar texto, símbolo, imagem etc. a um outro local. A Internet é toda formada de links e hiperlinks. Pela popularidade do termo, apalavra link incorporou-se no dia-a-dia de nosso vocabulário, e é usada hoje quando se quer dizer que uma coisa se relaciona à outra.
LIQUIDAÇÃO Técnica muito utilizada pelos canais de distribuição para aumentar a venda de um produto mediante a redução de seu preço.
LOBBY Indivíduo ou grupo que surge quando um segmento da sociedade, representando um consenso da maioria de seus componentes, leva ao legislador as informações, aspirações e reivindicações desta classe, tentando ocasionalmente influenciar a aprovação, modificação ou veto de uma lei; com base nessas manifestações, o legislativo toma as decisões. Veja também Grupo de pressão. União de líderes de uma comunidade ou de uma organização que tem objetivos comuns. Utiliza a força desta união para exercer influência sobre outro grupo, tentando induzi-lo a mudar de atitude. Usa-se também a expressão lobby. Segmentos da sociedade que agem politicamente em favor de seus interesses. 
LOBBYING Atividade de influência e pressão política junto ao poder executivo. 
LOCAL Transmissão de rádio ou TV restrita a determinada área geográfica. Diferente de network ou rede que transmite sinais para todas as emissoras.
LOCUTOR Profissional responsável pela narração de um programa.
LOGO Abreviação de logotipo.
LOGOMARCA Parte da marca que pode ser reconhecida, mas que não pode ser verbalizada, tal como símbolo, design, colorido ou letras distintas. Por exemplo: o Pudim da Pillsbury e o K vermelho da caixa de filmes da KODAK.
LOGOTIPO Conjunto de símbolos que constituem a marca da empresa.
LOJA VIRTUAL Loja que está no cyberspace, ou seja, não existe no mundo real. Seu alcance via Internet é mundial e com possibilidades de interagir, conhecer e atender seu consumidor de maneira totalmente individualizada, utilizando-se de um meio de massa. É também considerada loja virtual qualquer uma que tenha acesso remoto, como BBS, CR-ROM com linha dedicada ou outros.