Dicionário da Propaganda /
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FACA Lâmina cortante reta, ou com um formato personalizado utilizada nas guilhotinas e que dá acabamento aos trabalhos gráficos.
FADE-IN Surgimento gradual de uma imagem.
FADE-OUT Desaparecimento gradual de uma imagem.
FAIXA DE GÔNDOLA Tipo de faixa específica para gôndolas de supermercados.
FAIXA HORÁRIA Horário em que a programação ou o comercial vão ao ar pela TV ou pelo rádio.
FANTASIA Marca de fantasia. Nome fantasia. Nome criado para identificar um produto ou serviço sem obrigatoriedade de vinculação com o vernáculo, e que pela liberdade expressa em sua construção, tende a valorizar os processos de leitura, memorização e identificação deste produto. Exemplo: Kibon, BomBril, Omo etc. Diz-se também da tipografia descompromissada, estilizada, com alegorias e figuras exóticas.
Fedelização Neologismo criado pelos profissionais de marketing para definirprogramas e esforços no sentido de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores adeterminada marca ou empresa.
Fee Espécie de remuneração fixa paga à agência ou fornecedor por um período detempo pela prestação de seus serviços.
FEEDBACK 1. Retorno da informação, retorno do processo. Termo utilizado em comunicação no sentido da obtenção de uma resposta. 2. Parte do controle do sistema em que os resultados das ações retornam ao indivíduo, permitindo que os procedimentos de trabalho sejam analisados e corrigidos.
FEELING Percepção; visão própria sobre um certo assunto com base na experiência ou no conhecimento de certos fatos que podem influenciar sua evolução.
FICHA TÉCNICA Relação dos profissionais responsáveis pela criação/produção de qualquer peça ou campanha publicitária.
FIDELIDADE Nível de preferência do consumidor a uma determinada marca ou veículo de comunicação.
FIDELIDADE DE MARCA Preferência contínua do consumidor em relação a um produto ou serviço.
FILMAGEM Ação de filmar uma cena para produção de comercial para televisão ou cinema.
FILME DE PROPAGANDA DIRETA Filme publicitário, com duração de dois a três minutos no máximo, apresentando o produto acompanhado de texto de venda.
FINALISTA Arte-finalista. Profissional que desenha e produz a arte final em peças de mídia impressa.
FLEXOGRAFIA Sistema de impressão rotativa, em relevo, a partir da utilização de formas plásticas ou de borracha. Bastante utilizada na impressão de embalagens, papel-cartão etc.
FLUXOGRAMA Diagrama que apresenta o fluxo ou seqüência normal de um trabalho ou um processo, por meio de uma simbologia própria. Maneira gráfica de se visualizar as etapas de um processo. Ferramenta ou instrumento e técnica de melhoramento da qualidade que consiste em representar ordenadamente em um gráfico todos os passos de uma função ou processo. Descrição do que “entra” e “sai” de um departamento ou seção. As rotinas operacionais são as bases para o desenho dos fluxogramas. 
FOCALIZAR Focar imagem.
FOCO Variação da nitidez de imagem.
FOLDER Impresso constituído de uma única folha impressa contendo uma ou mais obras.
FOLHETO Pequeno livro que contém matéria promovendo um produto ou dando instruções sobre seu uso.
FOLHETO PROMOCIONAL Material impresso destinado a promover um produto ou serviço.
FOLLOW UP Seqüência, em inglês. Ação de acompanhar a execução de um plano de comunicação ou de mídia ou a produção de qualquer peça publicitária.
FONTE De onde se inicia o ciclo de comunicação. Graficamente, é um conjunto de caracteres de um tipo.
FORA DE REGISTRO Em tipografia, correspondência tanto quanto possível das páginas do retro e do verso de uma folha impressa de forma a haver coincidência nos dois lados. Em trabalhos de duas ou mais cores, o acerto delas a fim de que sejam impressas exatamente no lugar devido, caso contrário a impressão estará fora do registro.
FORNECEDOR Aquele que fornece ou se obriga a fornecer produtos e mercadorias.
FOTOCROMIA Processo fotográfico para reprodução de imagens coloridas.
FOTOGRAFAR Reproduzir e fixar a imagem de pessoas e coisas por meio de fotografia.
FOTOGRAFIA Processo de registrar a imagem de pessoas e objetos, numa chapa sensível a luz, diante de uma câmara escura dotada de dispositivo ótico.
FOTOLITO Filme no qual está reproduzido o trabalho gráfico que se vai imprimir.
FRANCHISE Empreendedor que adere ao sistema de franchising, emprenhando-se para administrar seu ponto-de-venda de acordo com a filosofia do franqueador. Pessoa ou sociedade que por meio de contrato, ou não, passa a integrar uma rede de franquias, assumindo obrigações e direitos, e identificando-se com a empresa franqueadora e sua marca. 
FRANCHISING Método de comercialização de produtos ou serviços no qual o franqueado obtém o direito de uso de uma marca e opera de acordo com um padrão de qualidade estabelecido pelo franqueador em troca de um pagamento de um determinado valor.
FREELANCER 1. Trabalhador avulso, sem vínculo empregatício com a empresa que contratou seus serviços. 2. Pessoa que trabalha por tarefa, avulso, sem vínculo empresarial permanente.
FREQUÊNCIA 1. Número de vezes (inserções) que uma peça de comunicação é colocada frente ao público-alvo. 2. Número de vezes em que uma pessoa no mercado-alvo é exposta a uma mensagem de propaganda durante dado período de tempo.
Front Light Painel com iluminação frontal.
FRONT-LIGHT Luminosos com a iluminação projetada na frente da tela. Oposto ao back light.
FULL TIME Tempo integral.
FUSÃO 1. Artifício de filmagem em que uma cena se sobrepõem imediatamente a outras. 2. Aliança, união entre duas empresas visando criar condições para melhor se adaptarem às regras do mercado.