Dicionário da Propaganda /
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Deadline Prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para arealização de qualquer tarefa publicitária.
DEGRADÉ Atenuação da cor, que vai esmaecendo em tonalidades cada vez mais claras, do mais escuro para o mais claro.
DENSITÔMETRO Aparelho com célula fotoelétrica que mede a densidade da tonalidade das cores, utilizando no controle de fotolito e provas.
DEPARTAMENTO DE ARTE Área em uma agência de propaganda ou promoção destinada a profissionais responsável pela confecção de peças impressas.
DEPARTAMENTO DE CRIAÇÃO Área em uma agência de propaganda ou promoção destinada a profissionais responsáveis por toda a criação de qualquer peça de comunicação para as mídias impressa ou eletrônica. Deve integrar-se harmoniosamente com as outras áreas ou departamentos da empresa em busca de um objetivo mercadológico previamente traçado.
DEPARTAMENTO DE MÍDIA Área que analisa e planeja a compra de espaços nos veículos de comunicação para divulgação das mensagens publicitárias ou promocionais.
DEPARTAMENTO DE PESQUISA Área responsável pela formulação e compra de estudos que irão orientar cliente e agência na elaboração de estratégias mercadológicas.
DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO Área responsável por produzir fisicamente as peças promocionais e publicitárias utilizando-se de fornecedores.
DEPARTAMENTO DE PROPAGANDA E PROMOÇÃO Setor encarregado, dentro de uma empresa, de coordenar todas as atividades ligadas à propaganda e promoção de vendas, sendo também o elo principal entre clientes e agência. Em algumas empresas, devido ao porte e características, estes departamentos atuam separadamente.
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS Setor especializado nas tarefas de Relações Públicas. Os serviços de Relações Públicas tanto podem ser executados por um setor dentro da empresa ou instituição, como podem também ser efetuados por terceiros, isto é, empresas especialmente constituídas para prestar este tipo de serviço.
DEPARTAMENTO DE TRÁFEGO Setor responsável pelo controle e andamento de todos os serviços que envolvem as áreas de criação e produção.
DESCONTO Instrumento que exerce atração inesgotável tanto sobre consumidores, como homens de negócios, sendo principalmente eficaz quando o valor do produto ou serviço foi bem definido. Há três tipos: desconto por pagamento a vista, por pedido na data de lançamento e por volume de compra; Uma redução direta no preço de compra, durante um período fixo de tempo.
DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA Redução no preço quando a fatura á paga a vista. Esse desconto é passado, pela agência, ao anunciante.
DESCONTO PROGRESSIVO Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas veiculações.
DESENHO A TRAÇO Arte em preto-e-branco feita com pena ou pincel.- DESIGN - Produto de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DESIGN DE PRODUTO Processo de projetar o estilo e função do produto, criando um produto que seja atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para o uso e manutenção, simples e econômico para produzir e distribuir.
DESIGNER Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo. Desenhista industrial, desenhista de produto, programador.
DETERMINADO Espaço publicitário determinado.
DIA DA PROPAGANDA O dia 4 de dezembro é comemorado mundialmente.
DIAGRAMAÇÃO Layout. Colocação estudada de textos e ilustrações em determinado espaço de uma folha.
DINÂMICA DE GRUPO Técnica de interação entre participantes de um grupo de trabalho, que pode levar a mudança de atitude, conduta e relações resultantes dessa interação.
DIRECT MAIL Veja Mala direta. 1. Do inglês direct mail, é a propaganda que se envia pelo correio. A tradução correta nos teria dado "direto pelo correio". No Brasil adotou-se, porém, a expressão mala direta, que designa a propaganda enviada diretamente ao provável consumidor. 2. Forma de comunicação em que a mensagem é dirigida para um público definido.
DIRECT SELLING Veja Marketing direto. 1. Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto - de - venda é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da mídia impressa ou eletrônica.
DIREITOS Reivindicações que habilitam uma pessoa a realizar uma determinada ação.
DIRETOR Em produção, denominação do profissional encarregado da direção geral de um comercial.
DIRETOR ASSISTENTE Pessoa que auxilia o diretor geral comunicando-lhe as "deixas" que devem ser observadas, os sinais de movimentos feitos no texto etc.
DIRETOR DE ARTE Chamado em certos casos, layout man, compõe, com o redator, a dupla de criação. Produz os rafes e os layouts das diferentes peças; orienta o trabalho de produção e assegura a boa qualidade visual do produto. Profissional normalmente integrante de uma "dupla de criação; e que é o responsável por toda parte gráfica e de comunicação visual de uma peça, dividindo com o redator a criação desta peça.
DIRETOR DE CONTA Pessoa responsável por uma ou várias contas de propaganda de uma agência.
DIRETOR DE CRIAÇÃO Pode ser um redator ou outro especialista, cabe-lhe o comando geral do departamento de criação. Quando não há um diretor de planejamento, é quem organiza o plano geral da campanha. A extensão de suas funções depende do organograma e da orientação interna de cada agência. O diretor de criação pode, inclusive, ser o diretor de operações ou gerente da agência.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE MEDIDAS AMOSTRAIS Distribuição das médias amostrais obtida quando extraímos repetidas amostras de mesmo tamanho e da mesma população. 
DIVERSIFICAÇÃO Estratégia de crescimento da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios diferentes dos atuais.
DONWLOAD Ato de trazer algo que está em algum site na Internet para dentro do próprio computador. Em termos de marketing, catálogos e manuais serão disponibilizados na Internet, com a vantagem de poder ser ampliados e atualizados (fotos, vídeos, depoimentos e outras mídias) conforme a necessidade. No entanto, para arquivos maiores, que requerem mais memória (por exemplo, vídeo, música etc), é necessário, ainda hoje, fazer um donwload para poder "abrir" essas mídias no próprio computador e visualiza-las. 
DUMPING Exportação e venda de mercadorias a preços inferiores aos estabelecidos pelo mercado internacional ou local, caso em que concorrerão com os fabricantes locais, de forma a prejudicar vendadestes no país e até o dispositivo industrial do país importador. É tida como prática desleal para colocação dos produtos no mercado. A prática do dumping é coibida pelo GATT, no âmbito internacional.
DUPLA CENTRAL Anúncio de página dupla em jornal ou revista e que coincida com o meio do caderno.
DUPLA DE CRIAÇÃO Tradicionalmente conhecida como a que reúne um redator e um diretor de arte os quais se incumbem do processo de criação de peças de peças promocionais ou de propaganda.
DUPLA FALSA Anúncio de página dupla que o mesmo não estando na parte central do jornal ou revista mantém sua característica de inteireza gráfica, não havendo separação da mensagem entre as páginas.
DUPLEX Papel composto por duas camadas de pasta unidas sem uso de cola durante seu processo de fabricação e que tem como característica principal as faces de cores ou de texturas diferentes.
DURATRANS KODAK R Filme de poliéster translúcido produzido por processo fotográfico, utilizado para impressão de mensagem e/ou imagem em black lights.