Dicionário da Propaganda /
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B2B - Business to Business São as transações de comércio entre empresas. Uma empresa vendendo para outra empresa é B2B. Um exemplo é a venda material de escritório para empresas ou a compra de insumos para a produção de bens.
B2C - Business to Consumer É o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.
Back-Light Peça retroiluminada apresentando mensagem e/ou imagem. Iluminação vem dedentro da placa.
BAIXO RELEVO 1. Impressão ou gravura em que certas partes encontram-se em nível mais baixo ao plano que lhe serve de base. 2. Escultura em que figuras sobrelevam muito pouco o plano que lhes serve de base.
BALÃO Utilização, em anúncios, do mesmo recurso de histórias em quadrinhos, onde falas estão escritas em espaços (balão) junto aos personagens.
BALÃO INFLÁVEL Balão que utiliza gás e fica preso ao solo por meio de corda. Utilizado na divulgação de mensagens promocionais, institucionais ou simplesmente para sinalização.
BALCÃO Móvel utilizado para atendimento ao público que também pode conter produtos.
BALCÃO DE DEGUSTAÇÃO Stand que tem como objetivo oferecer ou divulgar de forma personalizada um produto apresentado por um promotor ou demonstrador.
BANCO DE DADOS Armazenamento de dados de forma ordenada, objetivando controlar a existência de duplicidade nas informações e facilitando o acesso às informações armazenadas.
BANCO DE DADOS ENRIQUECIDO Aquele obtido pela combinação de diferentes informações que se completam.
BANCO DE DADOS PARA MARKETING Rede de dados organizados sobre clientes individuais ou potenciais, que pode ser utilizada para gerar e qualificar a conduta dos clientes, vender produtos e serviços e manter relações com os clientes.
BANDEIROLA "Material de ponto-de-venda". Tipo de pequena bandeira utilizada para enfeitar as lojas, nela se escrevendo o nome do produto a promover. Também conhecida como banner, é utilizada em pontos-de-venda, contendo mensagem promocional. Pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.
BANNER 1. Peça em material rígido ou flexível para ser fixada em palestras, exposições ou Ponto-de-venda. 2. Tipo de anúncio animado veiculado na internet.
BB (B-2) É o papel para impressão de formato 66 X 96 cm também chamado de formato "Germânica".
Bellow The Line Expressão que quer dizer abaixo da linha dos olhos e se refere a tudo que não está na mídia de massa, como ações promocionais, merchandising em pontos-de-venda, eventos, marketing direto.
BEM DE CONSUMO Bem comprado pelos consumidores finais para consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram regularmente (sabonete, refeição, pasta de dente, etc...).- BEM DE CONSUMO DURÁVEL - Bem que não se deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor econômico (roupas, canetas "de marca", malas, carteiras, etc.).
BEM DE CONSUMO IMEDIATO Produto geralmente destinado à satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade limitada.
BEM DE CONVENIÊNCIA Bem que o consumidor costuma compras com freqüência, de imediato e com o mínimo esforço durante o processo de comparação e compra.
BENCHMARK STUDY Estudo feito para se ter base para uma avaliação de futuros projetos de pesquisa.
BENCHMARKING 1. Comparação do desempenho de produtos e processos com o daqueles de empresas líderes. 2. Arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas do que outras. O propósito de uma empresa fazer bechmarking é imitar ou melhorar os melhores desempenhos de outras empresas.
BENDAY Palavra originada do nome do criador desta tecnologia (Benjamim Day - 1838 - 1916), a qual, na reprodução de ilustração a traço, incluí retículas uniformes, obtendo assim efeitos diferentes; aplicação de retículas na reprodução do clichê.
BENEFÍCIO SOCIAL Valor para a sociedade resultante de um ato específico.
BETACAM Câmara ou vídeotape em formato Beta, podendo ser analógica ou digital. Tornou-se o material predominante para a gravação de comerciais para a TV. Hoje em dia, está sendo substituída pela câmara Umatic.- BG - Veja Background.
BILLBOARD Quadros próprios para fixação de cartazes, situados nos andaimes, nos tapumes das construções ou à beira das estradas.- BIOMBO - Elemento de três ou mais partes que tem a função de display num ponto-de-venda.
BIRÔ DE MÍDIA Entidade que representa o anunciante ou a agência de propaganda nas negociações com os veículos utilizados para comunicação. Prestadora de serviços de planejamento e/ou compra de espaços publicitários. Podem ser de quatro espécies: 1. os independentes - não associados a agências ou anunciantes (brokers); 2. os vinculados à agência ou anunciante - neste último caso, também chamados in house - media busying; 3. as centrais ou consórcios de agências; e 4. as centrais de mais de um anunciante.
BIT Menor quantidade possível de informação transmitida por um sistema.
BITOLA Medida que determina a largura de um filme. Exemplos: 8 mm - 16 mm - 35 mm - 70 mm.
BLACK AND WHITE Preto e branco
BLIMP Elemento inflável hermético de grandes dimensões, contendo mensagem e/ou imagem, normalmente alimentado por gás hélio. Montado em ambientes amplos e externos.
BLISTER Embalagem de papelão e bolha plástica estufada que contém pequenos produtos.
BLOW UP Ampliação do detalhe de uma fotografia, destacando-a. 
BOBINA Peça usada para condicionar fios, cordas etc.
BOLA Expressão popularmente utilizada para descrever o recebimento de vantagens financeiras incorretas no decorrer de uma negociação.
BOLACHA Gíria para denominar disco.
BOLAR Criar, arquitetar, conceber uma peça de comunicação.
BOLD Letra em negrito.
BONECO Peça publicitária acabada, apresentada da forma de layout.
BONUS Remuneração paga pelos veículos às agências de propaganda pela propaganda a eles encaminhada.
BONUS PACK Embalagem promocional que oferece ao consumidor uma quantidade a mais do produto em relação à embalagem convencional pelo mesmo preço.
BOOM Crescimento anormal dos negócios em período determinado.
BOTTOM Medalhão, geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
Bottom Medalhão, geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca,muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BOULEVARD Rua larga. Avenida. Espaço reservado para ações promocionais.
BOX 1. Bloco de palavras que se destaca dentro do anúncio. 2. Moldura ou cercadura, em paginação e layout.
BOX SET Construção de paredes para cenografia de um programa de TV.
BRAINSTORM Reunião descontraída, livre de crítica, onde os participantes têm direito pleno de emitir qualquer idéia, por mais absurda que seja. O brainstorm, geralmente, é a fase inicial dos trabalhos de uma campanha de propaganda na agência.
Brainstorming Tempestade cerebral, em inglês. Técnica utilizada para geraridéias publicitárias. Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem cabeça,sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é feita porduas ou mais pessoas, em conjunto.
BRAND 1. Veja Logomarca. Identificação sob a forma de nome, símbolo, termo, desenho ou alguma combinação de todos, que diferencia um produto de seus similares. 2. Veja Branding
BRAND LEADER Marca líder. Produto considerado o melhor em seu mercado ou comercializado de acordo com esse pressuposto.
BRAND LOYALTY É a fidelidade em relação a marca de um produto, dada pelo consumidor.
BRAND NAME Nome da marca, sua parte verbal, por oposição à pactória. BRAND PREFERENCE: Preferência de uma marca.
BRAND RECOGNITION Reconhecimento de um produto por meio de um anúncio.
BRAND STRATEGY Estratégia de marca. Planos e táticas relativos à utilização de marcas.
BRAND SWITCHING Mudanças do consumidor na compra de uma marca.
BRANDED Artigos de marca registrada.
BRANDING É a estratégia de relacionamento do público-alvo com a marca. Ele vai além de um simples reconhecimento do logotipo ou do nome do produto, a proposta é criar uma associação emocional entre o cliente e um produto, serviço ou empresa por meio de uma mensagem clara que desperte o real interesse do consumidor. Esta estratégia aborda um grupo de soluções que uma marca necessita para sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca, na administração da mesma e no reposicionamento de marcas existentes que passam por dificuldades. Em outras palavras, se o Marketing estuda e entende, o Branding encanta!
BREAK Em marketing e propaganda, desconto; em rádio e televisão, intervalo comercial.
BREAK IN Embutir nos clichês letras iniciais visando recompor o texto.
BREAK-UP Quebra de mercadorias utilizando-as por não poderem ser vendidas normalmente.
BRIEFING 1. Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão de trabalho que necessita, ao contato ou, diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que o profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado.- BRIFAR - Ato de passar o briefing para a outra parte envolvida.
BRINDE Instrumento utilizado para reforço de vendas; na determinação dos brindes, os fatores importantes para identificação ou análise são: adequação dos brindes, efeito sobre os recompras, lucro líquido, custo do brinde e remessa.
BRINDE DE PROPAGANDA Artigos úteis com o nome do fabricante impresso, oferecido como presentes aos consumidores.
BROADCAST 1. Palavra usada para designar a estratégia de programação da televisão. Vem sendo muito utilizada para definir a estratégia de programação de conteúdo da Internet, pois as duas partem da mesma concepção. 2. Radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público. Termo indicativo de rede de rádio ou TV.
BROADSIDE 1. Folha de papel larga impressa de um lado. 2. Folheto destinado à rede de revenda no qual o fabricante presta minuciosas informações sobre a campanha de propaganda que pretende realizar. 3. Peça muito importante nas relações entre os produtores e o canal de distribuição.
BROCHURA Determinado tipo de encadernação no qual os cadernos são colados ou costurados, tendo como capa um cartão ou papel de alta gramatura, chamada comumente de "capa mole".
BROWSER A palavra browser significa "procurar", "fuçar". Browser é uma interface de busca na Internet, que tem, em português, o nome de navegador. O primeiro browser, Mosaic, foi criado em 1991 pelo laboratório Cern. Hoje, os mais conhecidos são o Netscape e o Explorer. Em termos de marketing, o browser permite uma série de interação com o usuário, desde saber suas preferências de layout de tela até os lugares por onde andou. Isso tende a se sofisticar cada vez mais.
BUDGET 1. Cálculo da receita ou da despesa. 2. Estimativa das entradas e despesascorrespondentes a determinado período de tempo. 3. Cálculo de custo futuro. 4. Instrumento de programação das atividades da empresa e de controles dos resultados, a fim de avaliar eventuais desvios do programa.
BULA Texto que acompanha o produto informando sobre seu uso.
BUSINESS CARD Cartão comercial da empresa.
BUSINESS INTERNET Negócios na Internet. A Internet, originalmente um espaço acadêmico, necessitou de um termo que deixasse clara sua utilização comercial. A World Wide Web, criada em 1991, era o espaço permitido ao uso comercial. Num curto espaço de tempo, a WWW ocupou toda a Internet. Hoje, quando se fala em Internet, está se falando de WWW.- BUSINESS PRESS - Publicações especializadas.
BUSINESS TO BUSINESS Empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras.
BUTTON Botão, geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BV Bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma agência de propaganda. O mesmo que bônus. 
BYTE Unidade básica de informação, constituída geralmente de oito bits.